Recentemente, a banda chilena de rock alternativo El Significado de Las Flores conquistou um marco significativo, lançando seu primeiro álbum completo, intitulado El Efecto Nodriza, que já está disponível em todas as plataformas streaming.
Com uma sonoridade única, que mistura baladas suaves com explosões energéticas, além de letras que abordam temas relevantes como busca de identidade de gênero e solidão na cultura jovem moderna, o trabalho representa o amadurecimento do conjunto de Valparaíso, que já vinha ganhando destaque no cenário noise rock/shoegaze devido aos excelentes singles ‘Escharcha‘ e ‘El Rostro En Las Piedras’.
De acordo com o vocalista Acacia, o álbum foi idealizado a partir de ideias que surgiram durante o primeiro ano da pandemia. Já a gravação aconteceu no Susurro Ensordece, um dos estúdios mais renomados de Valparaíso, com a antiga formação da banda.
“Cada música é um pensamento íntimo, é uma história em si, que vem acompanhada de frases muito viscerais mas que envolvem o ouvinte, é como se cada música fosse uma semente em si que brota e cresce à medida que se ouve, gerando um jardim em todo o disco“, destaca o líder do grupo sobre o novo material.
Shoegaze de Valparaíso
El Significado de Las Flores é formado por Acacia (Patricio Guzmán), Suitcases (Pablo Rodríguez León), Bruma (María Pizarro) e Tristán (Javier Vargas), que deixou a banda no início de 2023 e deu lugar à integração de Chaleco (Sebastián Aranda).
“A banda se sente melhor representada como Shoegaze. Suas músicas seguem uma batida rápida, refrões sonhadores, jogos de guitarra no sentido mensagem-resposta, misturados com ritmos latinos e samples de selvas e acoplamentos”, afirma Erick Tedesco, da Tedesco Mídia, responsável por promover o conjunto no Brasil.
Escute El Efecto Nodriza: