Livro do jornalista Pablo Kossa sobre a história do Goiânia Noise ganha nova edição

Lançado originalmente em 2005, o livro 10 Anos de Goiânia Noise – Em terra de Cowboy quem Toca Guitarra é Doido acaba de ganhar uma nova edição. Escrito pelo jornalista Pablo Kossa, o livro foi lançado no último sábado (9), em evento realizado no Centro Cultural Martim Cererê.

A nova edição é fruto de um prêmio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) e traz de volta algumas divertidas histórias e os bastidores deste que é um dos mais longevos e importantes festivais de rock do Brasil.

Frequentador do evento, Pablo Kossa, na época, entrevistou os organizadores do Goiânia Noise, bandas e figuras conhecidas da cena para narrar momentos marcantes do festival como um policial bêbado que deu um tiro para o alto para intimidar os organizadores e exigindo que os shows de uma das edições terminassem. Ou então a dos integrantes de uma banda estrangeira que ficaram bêbados com “pinga no bambu”, e, no dia seguinte, mal conseguiram tocar, tamanha a ressaca.

Capa do Livro 10 Anos de Goiânia Noise
Em terra de Cowboy quem Toca Guitarra é Doido



Mais do que contar dezenas de histórias inenarráveis e divertidas do underground brasileiro, 10 Anos de Goiânia Noise tem também o papel de mostrar todas as dificuldades de se fazer um festival de rock independente no País, atendendo a todas as expectativas (do público, que quer um bom show em um lugar estruturado; da banda, que quer tocar em um bom lugar e ser bem recebida pela organização; e da própria organização, que precisa que o festival seja viável, afinal, pouca gente tem dinheiro sobrando para arcar com possíveis prejuízos).

Hoje, com 25 edições já realizadas, o Goiânia Noise Festival segue firme e consolidado como um dos principais eventos de rock do Brasil, mas as dificuldades continuam as mesmas. Relembrar o início do Noise é também uma forma de entender como o festival chegou e se sustenta até aqui. Ao revisar esses 10 primeiros anos do festival, o jornalista Pablo Kossa também se prepara para dar sequencia à história com a produção de um novo livro que contará os bastidores da segunda década do Goiânia Noise.

O livro pode ser adquirido através do site www.lojamonstro.com.br no valor de 20 reais.

Livro do jornalista Pablo Kossa sobre a história do Goiânia Noise ganha nova edição

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. Twitter: @sttefanicosta