Tatuagens dignas de atrair olhares não são apenas imagens bem pintadas no corpo. São resultado de um processo que inclui, antes, uma ilustração. Seja ela delineada no papel ou no pensamento de quem a executa. É um fazer artístico que demanda tempo e inspiração. E o desenho é a base da arte corporal, bem como o início do traçado de quem opta por se tornar um profissional apto a estampar corpos.
Mostrar esse caminho, geralmente de uma tela à pele, é o objetivo da exposição ‘Prelúdio‘, que lança luz sobre criações do hoje artista visual e tatuador, Rafael Giovanoli. A mostra ocorre de 22 de abril a 23 de Maio, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. A proponente e curadora da iniciativa é a museóloga, Thais Morales.
O suporte, desta vez, não é a epiderme, mas papel e madeira, superfícies nas quais o autor revela sua criatividade com cerca de 30 obras. São desenhos em grafite, caneta e tinta acrílica, com temáticas orientais, realistas e mitológicas. Parte do acervo foi premiado em convenções pelo Brasil e pela América Latina.
Giovanoli é tatuador desde 2005, mas ilustra suas inspirações bem antes disso. Por isso a escolha do nome para a exposição, já que a intenção é apresentar a metodologia de composição de imagens que o levou a optar pela profissão que exerce atualmente. Conforme o artista, suas lembranças de experiências com desenhos começaram nos anos 1990, quando ainda estava no ensino fundamental.
“Eu gostava de ilustrar os personagens dos desenhos animados que assistia, tipo Tartarugas Ninjas e Cavaleiros do Zodíaco. Depois, quando adolescente, com a descoberta da música — o heavy metal e subgêneros mais extremos, preferencialmente —, passei a desenhar temáticas mais sombrias, reproduzindo capas de discos e retratando imagens do meu próprio imaginário”, revela Giovanoli.
Serviço
Exposição Prelúdio de Rafael Giovanoli
Quando: 22 de abril a 23 de maio de 2020
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo — mezanino e hall de entrada do edifício Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223).
Horário: das 10h às 19h (terça a sexta-feira) e das 11h às 18h (sábado)