Bia e Kinda da Teko Porã declaram voto em Boulos e Erundina

Em entrevista ao canal da Hedflow, as musicistas e integrantes da banda Teko Porã revelaram seu voto na chapa Guilherme Boulos e Luiza Erundina, candidatos à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL.

Bia Rezende e Kinda Assis lembraram da importância do voto à correspondente Dani Melo, reforçando o quanto essa atitude é necessária em um momento em que todo o país sofre com o desgoverno de Jair Bolsonaro, incluindo a classe artística.

Ao mostrar a camisa do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), onde Boulos é um dos coordenadores, Bia Rezende pede que as pessoas votem direito, lembrando que os debates na TV aberta também foram cancelados. “É muito triste o que a gente tá vivendo. A gente não precisava estar passando por tudo isso, não mesmo. A gente tava num caminhar, sabe?”.

Kinda Assis e Bia Rezende apoiam a candidatura de Boulos e Erundina em São Paulo


Já Kinda Assis lembrou do poder que a juventude tem de realizar mudanças significativas na sociedade. “A gente tem que confiar na nova geração. Nós somos a nova geração. Há muitas cabeças pensantes por aí, né? Então vai ser pela gente, mano. Se a gente não correr atrás… porque os ‘veios’ tão ‘cagando’ pra nós”.

Conhecida por levar a cultura indígena através de suas canções (Teko Porã significa ‘belo caminho’ ou ‘bem viver’ em Guarani), o grupo já está traçando planos para o futuro.

Durante o papo, as meninas falaram sobre o convite para atuar em Portugal (adiado por conta da pandemia da Covid-19) e a respeito da produção do novo, que, inclusive, já tem duas letras escritas por Kinda. Uma das canções reveladas durante a entrevista, faz duras críticas ao racismo, principalmente contra as mulheres pretas.

“Não me chame de morena. Olha bem pra minha pele. Minha cor é preta. Para de me embranquecer. Me dê valor. A minha cor é preta. Morena, mula, mulata, da cor do pecado. Mas, que pecado, se e eu nem pequei? A minha cor diz meu caráter. Mas, quem te disse e o porquê? Deixa eu me libertar. Tu não está com nada. O tom da minha pele não lhe diz respeito a nada!”.

Você pode assistir a essa entrevista completa com a banda Teko Porã no link abaixo:


Se puder, colabore com a banda Teko Porã e ajude o grupo a se apresentar em Portugal: https://ppl.pt/tekopora

Bia e Kinda da Teko Porã declaram voto em Boulos e Erundina

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. @sttefanicosta