Artistas irlandeses se comprometem a boicotar Israel

O documento que foi lançado há 10 anos acaba de atingir a marca de mil assinaturas. A informação vem do site oficial da Campanha de Solidariedade Irlanda-Palestina (IPSC, em inglês) que destaca o número de assinaturas como um “marco extremamente significativo” à causa de libertação da Palestina.

Criado em Agosto de 2010 por Raymond Deane, compositor e co-fundador da IPSC, o documento surgiu da ideia de reforçar e apoiar o movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) contra Israel, liderado pela sociedade civil palestina. A iniciativa foi inspirada nas organizações contra o apartheid na África do Sul, e começou com o suporte de 140 figuras públicas.

Segundo Zoë Lawlor, responsável pela seção cultural da IPSC, outros países já estão promovendo ações semelhantes, como a Suíça e o Reino Unido. Para ele, está sendo um “orgulho” participar da campanha e ver “tantos artistas assinando o compromisso”, já que trata-se de “uma afirmação séria de apoio à Palestina pela liberdade, justiça e igualdade”, “quando o povo palestino sofre o 73º ano de roubo, limpeza étnica, apartheid e exílio forçado.”.

Os membros do IPSC também lembram que essa grande adesão de artistas chega em um momento extremamente difícil por conta do contexto de crise sanitária provocado pela pandemia da Covid-19.


1000 artistas dizem não a Israel

Encontro de artistas irlandeses pela causa palestinas, 2018


O documento é uma “resposta ao apelo da sociedade civil palestina para um boicote cultural a Israel” e os signatários estão comprometidos “a não aceitar qualquer convite para atuar ou expor em Israel, nem financiamento de qualquer instituição ligada ao governo de Israel.”.

lista inclui atores, escritores, poetas, pintores, escultores, cineastas, dançarinos, arquitetos, compositores, designers, músicos, etc. 

Entre os nomes, estão: Stephen Rea, Sinéad Cusack, Donal Lunny, Andy Irvine, Damien Dempsey, Sharon Shannon, Robert Ballagh e Mary Black and Kíla; Sisterix, CMAT, Pillow Queens, Kneecap, TPM, Steo Wall, Oein DeBhairduin e Roisin El Cherif; Kevin Barry, Joe Rooney, Mary Coughlan, Derbhle Crotty, Paul Duane e Eugene O’Hare.


Foto em destaque por /derryjournal.com

Artistas irlandeses se comprometem a boicotar Israel

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. Twitter: @sttefanicosta