O gênero musical inventado por uma mulher (Sister Rosetta Tharpe, presente!) levou muito tempo até reconhecer a importância feminina na criação de boas músicas. Em pleno 2021 há quem ainda acredite que mulher precisa de ‘carteirinha’ para curtir um som pesado.
Para celebrar o Mês do Rock, trouxemos algumas referências de mulheres que estão na linha de frente lutando por seus espaços na música e resistindo bravamente ao cenário que, infelizmente, foi se tornando cada vez mais conservador.
Sabemos que durante a pandemia muitos artistas tiveram que se reinventar. Sendo assim, algumas musicistas criaram canais no YouTube por onde estreitaram a relação com os fãs. Separamos alguns nomes para que o público conheça um pouco mais da carreira delas.
Aline Happ
Aline Happ, conhecida por seu trabalho como frontwoman do Lyria, é compositora, letrista e produtora. Durante a pandemia, ela atendeu ao pedido dos fãs por mais conteúdo e criou o próprio canal, mantido graças aos fãs por meio do apoio via Patreon e Padrim (Brasil). Há cerca de um ano ela faz quase que semanalmente novas versões, realizando lives de lançamento nas redes sociais, e atendendo pedidos dos fãs para gravações especiais, como foi a versão inédita da música-tema do Mandalorian (série) e a versão a capella de Linkin Park.
Cristina Scabbia
Há quem tenha ido para o YouTube e também aquelas que decidiram dar um giro de 360º e direcionar seus esforços durante a pandemia para o Twitch. A vocalista da banda italiana Lacuna Coil, Cristina Scabbia, montou um canal no Twitch e por lá conversa com os fãs enquanto joga. Ela também criou uma loja em que compartilha itens com suas artes personalizadas.
Lembrando que em 2019 tivemos a oportunidade fazer uma entrevista com a Cristina Scabbia dentro do ônibus de turnê da Lacuna Coil. Confere aí a entrevista do Fernando Araújo para o canal da Hedflow:
Fernanda Lira
Depois de ganhar o mundo realizando turnês com a Nervosa, a vocalista e baixista Fernanda Lira acaba de lançar seu primeiro disco de estúdio com a Crypta, banda formada por ela em conjunto com a baterista Luana Dametto (ex-Nervosa) e com as guitarristas Sonia Anubis (ex-Burning Witches) e Tainá Bergamaschi (ex-Hagbard). Além do novo álbum, Echoes Of The Soul, o quarteto feminino também está com um canal no YouTube. Vale a pena conferir e conhecer mais sobre esta nova fase da Fernanda e acompanhar também o trabalho de todas as meninas da Crypta.
Confira um trecho de uma das entrevistas que a Fernanda Lira concedeu para o canal da Hedflow:
Vicky Psarakis
À frente da banda The Agonist, a cantora Vicky Psarakis retornou durante a pandemia com o seu canal no YouTube onde publica covers de músicas que vão desde a trilha sonora de ‘A Pequena Sereia’ até canções do System Of A Down, Gojira e Queen. Dedicada a inovar, ela também costuma fazer cosplay de personagens em algumas canções, como Chapéuzinho Vermelho, Sally (O Estranho Mundo de Jack) e Ghostbusters.
Haru Cage
A Haru Cage é vocalista da banda de metal extremo Corja! e vem ganhando força entre os apreciadores da música pesada! Com um gutural potente, tecnicamente muito bem executado e que não deixa nenhum marmanjo para trás, a Haru acabada de lançar o primeiro álbum de estúdio com o grupo cearense. Insulto está disponível em todas as plataformas digitais e você também pode conferir um pouco mais sobre o trabalho dela e da Corja! através da entrevista recente que fizemos com a vocalista no canal da Hedflow:
Imagem em destaque por Raul Marques