João (Caos Lúdico): “Precisamos despertar o nosso prazer e liberdade no mundo caótico que vivemos”

Após o lançamento do novo single, o vocalista e guitarrista João Ramos bateu um papo com a Hedflow. Além de destacar detalhes sobre o novo material, o músico comentou a respeito da situação atual do ska-punk, influências e a surpreendente diversidade musical existente dentro da cidade de Brasília. Confira: 

Guilherme | Hedflow: Olá, João! Valeu por conversar com a gente! Primeiramente, apresente a sua banda aos nossos leitores. 

João: Fala, pessoal! Obrigado pelo espaço. Muito bom pra gente fazer parte disso! Somos o Caos Lúdico, de Brasília. Desde 2015, estamos na estrada com influências que passam pelo Rock, Ska e Reggae. Nós temos composições super vibrantes, dançantes e modernas!

Guilherme | Hedflow: Qual o significado do nome do grupo?

João: Quando estávamos procurando a nossa identidade como banda, a palavra “Lúdico” estava em nossas cabeças, mas achávamos que só essa palavra não ficaria chamativa. Com isso, pensamos no “Caos”, que é a possibilidade de tudo e que faria um belo contraste com o “Lúdico”. Ou seja, precisamos despertar o nosso prazer e nossa liberdade no mundo caótico que vivemos.

Guilherme | Hedflow: Quais são as principais influências do Caos Lúdico? 

João: Temos várias, porque não nos prendemos somente ao Ska. Gostamos de muitos artistas diferentes e sempre queremos procurar e saber mais. Mas temos ótimas fontes artísticas que nos levaram a montar a banda, entre elas: The Clash, Mighty Mighty Bosstones, Sublime, Bob Marley.

Guilherme | Hedflow: Entre o público do rock, a cidade de Brasília é conhecida por ser berço do pop rock, além de sediar outros grupos populares de hardcore e heavy metal. Sendo assim, quais foram as principais motivações para iniciar uma banda de ska punk aí? 

João: A gente não pensou nisso para fazer um som. Sempre pensamos na nossa vontade antes de pensar nas bandas de Brasília. Eu sempre curti o estilo e queria seguir aquilo. Queria deixar uma marca!  E sobre Brasília, a diversidade musical da cidade é gigante. Logo, podemos seguir vários caminhos como artista.

Guilherme | Hedflow:  Além disso, como resultado do som diferenciado que vocês fazem, sofreram algum tipo de dificuldade ou contratempo por parte do público local mais ‘conservador’?

João: Isso acontece para qualquer banda. É normal, mas pensamos sempre em conversar com o nosso público porque eles farão a diferença para a nossa arte chegar cada vez mais longe. Se pensar dessa forma, você esquece o ‘conservador’ Na minha opinião, o caminho é esse.

Guilherme | Hedflow: Nos últimos tempos, o ska punk está passando por um processo de ‘ressurgimento’ de popularidade no Brasil devido a grupos como Abraskadabra, Skatula etc. Você poderia opinar um pouco sobre a cena atual do estilo em nosso país?

João: A cena tá cada vez mais bonita! Não só aqui no Brasil, mas em vários países. Estamos cheio de festivais e eventos voltados ao estilo. As bandas perceberam isso e começaram a se juntar mais para mais trabalhos juntos. Esse é o espírito! A popularidade do estilo depende dessa união para conquistar ainda mais o público.

Guilherme | Hedflow: Recentemente, o Caos lúdico lançou um novo single intitulado ‘Fresta’. Particularmente, gostei bastante do trabalho, e posso afirmar com sinceridade que foi um dos sons de ska punk mais legais que ouvi nos últimos tempos. Poderia fornecer mais alguns detalhes sobre a música?

João: Poxa, obrigado pelo elogio. Então, Fresta é uma reflexão acerca de nossos sentimentos e desejos. Durante a pandemia, passamos por momentos tão perturbadores e tivemos que achar meios para descomplicar situações para voltarmos aos nossos prazeres diários. Devemos nos entregar para vida.



Guilherme | Hedflow: Devido ao ritmo animado e letra descontraída, o que a banda mais espera que o público tire de positivo desse lançamento?

João: Que estamos no caminho certo e que todo lançamento é um aprendizado e um combustível para o nosso trabalho. Queremos sempre mais!

Guilherme | Hedflow: Quais são os planos do Caos Lúdico para o futuro próximo? Há previsão de um disco full length em breve?

João: Estamos com mais um single e mais composições para gravar. Fora isso, representamos Brasília da Edição Especial Music Box Brazil 10 anos e em breve, divulgaremos shows incríveis. Sobre o full [length], vai depender muito da nossa proposta. Ainda não sabemos, mas quem sabe.

Guilherme | Hedflow: Quais são algumas outras bandas legais que vocês curtem e acham que as pessoas deveriam conhecer?

João: De Brasília: Paranoia Bomb (banda que também faço parte), Ébrio, Dennehy, Gran Turismo, Os Gatunos, Brasília Ska Jazz Club, Nada Em Vão. Bandas de outros estados: Guantas (SP), Abraskadabra (CWB), Meu Funeral (RJ), The Bombers (SP), Howay (PE), Não Há Mais Volta (SP)

Guilherme | Hedflow: Obrigado pelo bate papo! Algo mais para acrescentar? Esse espaço é seu. Diga algo ao público da Hedflow!

João: A gente agradece pelo espaço. Precisamos de vocês! Super importante para todos os artistas. Para galera, estamos nas redes sociais, só seguir @caosludico para acompanhar todas as notícias. Só coisa boa pela frente!


Caos LúdicoFoto: Divulgação

João (Caos Lúdico): “Precisamos despertar o nosso prazer e liberdade no mundo caótico que vivemos”

Por
- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.