WME Awards celebra o trabalho das mulheres na música e faz homenagem à Margareth Menezes

A 6ª edição do WME Awards by Music2!, prêmio totalmente dedicado às mulheres da indústria musical, aconteceu na última quarta-feira, dia 21 de dezembro, em São Paulo, sendo uma parceria da plataforma Women’s Music Event com a agência de marketing de influência Mynd.

Depois de 2 anos, a premiação voltou a ser presencial e com transmissão ao vivo e exclusiva pelo youtube do Splash UOL. O protagonismo feminino sempre é forte na equipe do projeto, tanto nas áreas técnicas como nas artísticas. O resultado desse empenho se transforma em uma celebração onde mulheres reverenciam mulheres.

A WME Awards se desmembra em 3 frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra. Com objetivo de celebrar as profissionais que se destacaram durante o ano, mais do que vencedoras, passaram pelo palco do WME Awards By Music2! mulheres que representam suas colegas de profissão nas categorias da premiação.

WME Awards é a primeira premiação brasileira totalmente dedicada ao trabalho DELAS no universo da música. Realizada anualmente pela plataforma Women’s Music Event, este importante evento foi criado em 2017 por Claudia Assef, Fátima Pissarra e Monique Dardenne, que estavam presentes no evento para entregar o prêmio de ‘Melhor Música Mainstream‘. A iniciativa também conta, desde o início, com a cantora Preta Gil como apresentadora e anfitriã.

Neste ano ela destilou, mais uma vez, carisma e auto estima no palco, além de homenagear sua madrinha e grande cantora Gal Costa, falecida no mês passado, dia 09 de novembro. “É muito difícil ainda fazer esse tipo de homenagem para a minha madrinha. A ficha não caiu”, comentou Preta Gil.





Neste ano, um total de 90 mulheres foram indicadas em meio a 18 categorias (a lista completa das indicadas e vencedoras pode ser vista no final do texto). A noite também contou com grandes shows.

A abertura ficou por conta de Gaby Amarantos junto das artistas Larissa Luz e Ilú Obá De Min, cantando Elza Soares (1930 – 2022), que também foi uma das homenageadas da noite. O palco recebeu ainda Preta Patrícia, os feats das cantoras Bixarte e Kaê Guajajara, e Marina Sena e Rachel Reis, um dos melhores da noite. A revelação Luísa Sonza também se apresentou, mostrando sua versatilidade e cantando de forma acústica, além de receber os prêmios nas categorias Melhor Cantora e Melhor Videoclipe.

Mas, sem dúvidas, o tributo à Gal Costa (1945 – 2022) foi um dos momentos mais marcantes do evento. As artistas Ana Cañas, Preta Gil e Assucena desempenharam a missão com muita maestria.

A noite se encerrou com a homenageada à Margareth Menezes, recém-anunciada como ministra da Cultura do próximo governo Lula. Ela assume a pasta que será recriada quatro anos após o fim do Ministério, que vinha com status de Secretaria e chegou a protagonizar até um discurso nazista em rede nacional organizado por Roberto Alvim.

A 6° edição do Womens Music Events Awards acontece nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2022, em Sao Paulo – Foto: Jéssica Marinho



Durante o seu discurso, Margareth Menezes reconheceu a importância da premiação e disse ao público que está recebendo uma missão que nunca imaginou na vida. “Eu quero agradecer por estar recebendo essa homenagem nesse prêmio tão importante. Estou recebendo uma missão que nunca imaginei na minha vida. É possível, sabe? Mesmo sem a gente esperar. Não sou eu, somos nós que estamos lá para levantar essa cultura do Brasil, refazer e colocar no lugar que ela merece”, comentou a ministra e cantora baiana.

Margareth Menezes brilhou no palco, cantando alguns sucessos de sua carreira, como ‘Dandalunda’, ‘Faraó’ e ‘Terra Aféfé’. O show contou ainda com as presenças de Preta Gil, Josyara e Luedji Luna, todas ilustres com trajes vermelhos em uma noite encerrada com o público gritando em coro: “Ministra, ministra, ministra!”.




Confira a lista completa de ganhadoras WME Awards by Music2! 2022:

Melhor álbum

Marina Sena – De Primeira
Manu Gavassi – Gracinha – VENCEDORA
Ludmilla – Numanice 2
Lauana Prado – Raiz
Gaby Amarantos – Purakê

Melhor Cantora

Marina Sena
Luísa Sonza – VENCEDORA
Liniker
Juçara Marçal
Duda Beat

Melhor DJ

Valentina Luz – VENCEDORA
Sophia
Miria Alves
Mary Olivetti
Heycat – VENCEDORA

Melhor Música Alternativa

Urias – Foi Mal
Tasha & Tracie – Diretoria
Pitty, Drik Barbosa, WEKS – Diamante – VENCEDORA
Liniker – Atômico Platônico
Duda Beat – Dar uma Deitchada

Melhor Música Latina

Shakira e Rauw Alejandro – Te Felicito
Rosalía – Despachá
Karol G – Provenza
Becky G – Bailé con Mi Ex
Anitta – Envolver – VENCEDORA

Melhor Música Mainstream

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa – Esqueça-me Se for Capaz – VENCEDORAS
Mari Fernandez – Parada Louca
Ludmilla – Maldivas
Iza – Fé
Ana Castela – Melody – DJ Chris no Beat – PIPOCO

Revelação

Tasha & Tracie – VENCEDORAS
Rachel Reis
Melly
Bebé Salvego
Ana Castela

Melhor Show

Majur
Luísa Sonza
Luedji Luna
Kaê Guajajara
Juliette – VENCEDORA 

Melhor Videoclipe

Tássia Reis e Tulipa Ruiz – Dia Bom
Rebecca, Pocah, Lexa, Danny Bond – Barbie
Negra Li- Era uma vez Liliane
Luísa Sonza – Cachorrinhas – VENCEDORA
Iza – Fé

Voto técnico

Compositora

Lari Ferreira
Elana Dara
Carol Biazin
Budah
Brisa Flow – VENCEDORA

Diretora de videoclipes

Maria Mango
Manu Gavassi
Lu Villaça
Juh Almeida – VENCEDORA
Belle De Melo

Empreendedora Musical

Carol de Amar
Ivanna Tolotti
Bia Nogueira – VENCEDORA
Bete Dezembro
Aíla

Melhor Instrumentista

Alana Gabriela
Michele Cordeiro
Juliana D’Agostini
Be-Atrz
Badi Assad – VENCEDORA

Jornalista Musical

Didi Couto -VENCEDORA 
Laísa Naiane
Julia Reis
Kamille Viola
Adriana Barros

Produtora musical

Vivian Kuczynski
Saskia
Neila Kadhí
Larinhx
Badsista – VENCEDORA

Profissional do ano

Daniela Ribas – VENCEDORA
Monica Brandão
Leila Oliveira
Cristina Falcão
Ana Paula Paulino

Radialista

Paula Lima
Patrícia Palumbo
Nega Gizza – VENCEDORA
Marilia Feix
Gabriele Alves


Texto e fotos por Jéssica Marinho
Edição por Stefani Costa

WME Awards celebra o trabalho das mulheres na música e faz homenagem à Margareth Menezes

Por
- Conhecida também como 'A Menina que Colecionava Discos', é colecionadora de música desde os 13 anos de idade. Gastrônoma de formação, mas atua como jornalista e fotógrafa há 7 anos. Criou uma maneira de mostrar que mulher também coleciona e entende de som, com o objetivo de inserir o feminino em todos os estilos de rock e metal. Instagram: @eusouajessicamar