FESTin anuncia Fogaréu como o filme de abertura da 14ª edição do festival no Cinema São Jorge


Fogaréu, dirigido por Flávia Neves e estrelado pela atriz Bárbara Colen, é o filme de abertura da 14ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – na cerimônia que acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 21h, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A ativista angolana Luzia Moniz e o jornalista brasileiro Alexei Waichenberg vão apresentar a Sessão de Abertura da festa do cinema em português.

O longa tem impactado plateias em festivais internacionais como o Berlinale, Panorama 2022, o Festival Internacional de Cine de Guadalajara, 2022, au Festival International du Film Fantastique de Neuchâtel, 2022, o Edinburgh International Film Festival, 2022 e o Vancouver International Film Festival, 2022.

Com cerca de 40 títulos, o FESTin terá  produções de Portugal, Brasil, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde. No dia 7 de julho, às 21h, o Fórum Lisboa será o palco para revelar os vencedores da 14ª edição. A cerimônia de encerramento será conduzida pela jornalista/radialista Daniela Azevedo. Em seguida, será exibido Pixinguinha, Um Homem Carinhoso (Brasil, 2022), que tem Seu Jorge e Taís Araújo no elenco.






Entre os documentários a serem exibidos pelo festival que este ano tem a diversidade como tema, destaque para Uma Halibur Hamutuk – A Casa Que Nos Une (Timor-Leste/Portugal, Ricardo Dias). O filme fala de Mana Lou, que foi a única instituição que ajudou o povo durante o Massacre de Liquiçá – um mês inteiro de assassinatos em praça pública – e depois do referendo Díli se concentrou nas suas terras e alimentou cerca de 60 mil refugiados. Reconhecida como mãe da nação, Mana Lou mantém-se firme enquanto mulher num mundo de homens e de uma Igreja conservadora.

No dia 29, às 21h15 haverá uma ante-estreia do FESTin, com a exibição de Noites Alienígenas (Brasil, 2022), no Cinema Ideal. A sessão terá a presença do ator Chico Diaz, que faz parte do elenco. E no dia 30, antes da cerimônia de abertura, a programação no Cinema São Jorge começa às 17h30.

O FESTin traz as habituais seções competitivas de ficção, documentário e curtas-metragens. Os júris conferem aos vencedores o Prémio Pessoa, além de menções honrosas nas categorias: Melhor Longa-Metragem (Ficção), Melhor Realizador (Ficção), Melhor Ator (Ficção), Melhor Atriz (Ficção), Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem. Ainda há o FESTinha para as crianças, a Mostra de Cinema Brasileiro e o regresso da mostra Os Diferentes Sotaques da Lusofonia, em parceria com a PROCULTURA.

Para conferir a programação completa do FESTin, clique aqui.

Para ver todas as sinopses dos filmes do FESTin, clique aqui.




14ª edição do FESTin 2023
Quando: de 29 de junho a 7 de julho
Onde: Cinemas Ideal, São Jorge,  Fórum Lisboa e Cine Incrível
Local 1: Cinema São Jorge
Morada: Avenida da Liberdade, 175
Local 2: Cinema Ideal
Morada: Rua do Loreto 16, Lisboa
Local 3: Fórum Lisboa
Morada:  Av. de Roma 14, Lisboa
Local 4: Cine Incrível
Morada:  R. Capitão Leitão 1, Almada


FESTin anuncia Fogaréu como o filme de abertura da 14ª edição do festival no Cinema São Jorge

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. @sttefanicosta