Dan Szyller é um guitarrista e cantor brasileiro mais conhecido por seu estilo de composição imaginativo e poderosos vocais profundos de barítono. Dan é considerado um dos melhores músicos alternativos da cena atual ArtRock.
Dando sequência a promissora carreira, ele se prepara para lançar seu segundo álbum, intitulado The Great Escape, a ser lançado neste ano. Como promoção do disco, o segundo single ‘Full Moon Rising’ já está em todas as plataformas digitais. O conceito e inspirações da música vem dos filmes Space Odyssey 2001, A Ilha do Dr. Moreal e The Croods, onde Dan Szyller reflete sobre viver no mundo moderno e o paradoxo do homem neandertal, do primata.
“Eu acho interessante, porque eles eram pessoas muito complexas, protegiam muito a família deles e eram mais honestos. Acho que a gente, a sociedade, foi se corrompendo com o tempo, com a modernidade, então esse meu fascínio com essa coisa de voltar a ser quase um homem animal, um homem neandertal, entre os dois, eu acho que foi por isso que eu criei essa música. É uma ótima música”, conta o músico.
Acumulando mais de 100 mil streams e conquistando o público pela Europa, seu álbum de estreia, The Celestial Immigrant, recebeu ótimos elogios da mídia especializada e agora o músico parece preparado para trilhar o mesmo com o novo projeto.
Quem é Dan Szyller?
O cantor, compositor e músico brasileiro atualmente vive na cidade de Metz, na França. Nascido e criado em São Paulo, Brasil, ele também passou um tempo morando nos Estados Unidos e em Israel antes de emigrar para a França. Segundo ele, essas experiências de vida enriqueceram suas habilidades de composição e maneira de ver o mundo, levando-o a escrever e a gravar canções para seu primeiro disco.
Desde muito jovem, desenvolveu um verdadeiro amor pela música e muitos de seus heróis foram artistas consagrados: The Doors, Iron Maiden, King Crimson e Pink Floyd. Essas inspirações o ajudaram a localizar dentro de si uma enorme paixão pela música.
Dan Szyller aprendeu a tocar guitarra quando criança e no colegial, morando nos Estados Unidos, teve sua primeira banda, chamada Fusion, e apenas há um ano começou a cantar. Lançou seu primeiro trabalho em 2022 e agora trabalha em seu segundo álbum, com previsão para este ano.