Pablo Lapidusas Internacional Trio é um projeto residente em Portugal que junta o pianista argentino Pablo Lapidusas, ao baixista cubano Leo Espinosa, e o baterista brasileiro Marcelo Araújo.
É nesta base, onde o DNA latino-americano se funde com a experiência de migração dos três músicos, que surge uma proposta musical completamente ‘fora da caixa’.
Para além do percurso feito em trio desde 2014, com dois álbuns gravados, a banda iniciou também uma proposta musical, com temas originais, que funde jazz com orquestra sinfónica contando com arranjos de Jacques Morelembaum, Luís Figueiredo, Rodrigo Morte e Ehud Ettun.
Para além destas múltiplas facetas, está marcada também uma tour de P.L.I.N.T. & Marcelo D2, o bem conhecido rapper brasileiro, com concertos confirmados em Loulé, Porto, Barcelona, Paris, Dublin e Londres.
Mais sobre Pablo Lapidusas International Trio
P.L.I.N.T – Pablo Lapidusas International Trio se formou em 2014, mesmo ano que marca a gravação do seu primeiro álbum ao vivo no prestigiado CD Club The Orbit, em Johannesburgo, durante a primeira tour internacional. Esta atuação obteve excelentes críticas, das quais se destaca a de Gwen Ansell:
Ele ficou impressionado com o silêncio total (podia-se ouvir um alfinete a cair) na sua apresentação, mas talvez não mais impressionado que o público, pela sua técnica surpreendente, mudanças de tempo imprevisíveis, luzes e sombras delicadas e uma mão esquerda rítmica sólida.
Em 2016 o projeto foi seleccionado para o Jazzahead (Alemanha) como um dos mais representativos da música instrumental europeia para esse mesmo ano. O concerto do trio em Bremen rendeu igualmente excelentes críticas. Na temporada de 2016/2017 o grupo realizou uma tour por Alemanha, Coreia, Índia, Brasil, Moçambique, África do Sul e Portugal – país de residência dos 3 músicos.
Em 2018 lançam o seu segundo disco “Bora”, produzido por Joni Schwalbach e com a participação especial do rapper brasileiro Marcelo D2.