Após quase 10 anos desde sua última apresentação em São Paulo, o aclamado grupo indie rock “hermano” El Mató a un Policía Motorizado retornou a cidade na última quinta-feira (06) para apresentar pela primeira vez as músicas do aclamado disco La Síntesis O’Konor (2017), além de outras importantes faixas de sua carreira. O evento organizado pelas produtoras Agência Alavanca, Brain Productions e Rock City aconteceu no Cine Joia – clube ‘queridinho’ do público alternativo.
Fundada na cidade de La Plata, no início dos anos 2000, El Mató a un Policía Motorizado teve um início de carreira bastante modesto, e seus primeiros lançamentos não conseguiram ‘romper a bolha’ existente entre o cenário underground e o mainstream. Porém, com o EP Dia de los Muertos (2008), a banda conseguiu emplacar alguns singles nas paradas musicais, e até lançou uma gravação especial in studio que foi distribuída pela MTV Argentina.
Em 2012, veio o álbum La Dinastía Scorpio (2012), que também foi bem recebido e rendeu uma longa turnê pela América do Sul. Já o reconhecimento internacional foi conquistado em 2017, com o belíssimo álbum La Síntesis O’Konor, que conta com sucessos como ‘La noche eterna’, ‘El Tesoro’ e ‘El mundo extraño’. Recentemente, a banda participou de festivais populares como Primavera Sound Los Angeles, Lollapalooza (edição Chilena e Argentina) e Stereo Picnic Colombia, e lançaram uma performance completa no programa web estadunidense KEXP.
A casa abriu ao público por volta das 20h. A pequena parcela dos fãs que compareceu logo no início do evento pode conferir a tracklist do DJ Otto, da Seloki Records. Diferentemente da grande maioria dos shows, a discotecagem teve um grande protagonismo no line up, pois o set durou mais de 1 hora e 30 minutos.
Pontualmente, às 21h30, o trio sergipano The Baggios iniciou as apresentações ao vivo da noite. A banda vem recebendo atenção no cenário alternativo nos últimos tempos graças ao excelente disco Tupã-Rá (2021), porém, o grupo já está em atividade há quase duas décadas, é composto por músicos experientes e possui longas turnês em seu ‘currículo’. Como esperado, músicas do quinto álbum como ‘A chegança’, ‘Barra Pesada’ e ‘Espelho Negro’ formaram grande parte do setlist.
Em ‘Limaia‘, o vocalista Júlio Andrade fez um pequeno discurso destacando aspectos da cena cultural da cidade de São Cristóvão (SE), e comentou que a música era uma homenagem às festas populares que ocorrem na cidade que pertence a zona metropolitana de Aracaju. A originalidade da simpática mistura de blues rock, psicodelismo e passagens de músicas tradicionais nordestinas cativou o público, e, apesar de não ser o nome mais semelhante à atração principal, The Baggios foi uma escolha certeira para a abertura.
Após uma pausa para troca de instrumentos, os integrantes da El Mató a un Policía Motorizado subiram ao palco do Cine Joia com 10 minutos de antecedência em relação ao horário oficial. Como de costume, a introdução ‘El Magnetismo’ abriu o show, seguida por ‘La Cobra’. Os ‘hermanos’ sequer esperaram 10 minutos de apresentação para levar o público ao delírio, e intercalaram os hits ‘La Noche Eterna’ (uma das principais músicas de trabalho do disco ‘La Síntesis O’Konor’) e o fofíssimo single ‘El Perro‘, cujo videoclipe narra a história de um dono de cão a procura de seu amigo abandonado.
Ao término do bloco, o vocalista Santiago Motorizado agradeceu o respeito do público, e, ao ouvir os fãs agitarem o coro “Olê, Olê, Olá, Lula, Lula”, comentou: “30 de outubro, não se esqueçam desta data… não a deixem passar em branco para que as coisas comecem a melhorar”.
Depois, as danças animadas – embora nada coordenadas – do guitarrista Gustavo ‘Niño Elefante’ seguiram animando a plateia entre singles e b-sides como ‘Las Luces’, ‘Mujeres bellas y Fuertes’, ‘Alguién que lo merece’ e ‘Nuevos Discos’. Nesta sessão, a iluminação dos tubos de LED da casa foi reduzida, sendo substituída por lâmpadas piscantes secundárias que estavam posicionadas no palco, o que causou certo desconforto a parcela dos fãs que estava posicionada no setor direito do clube. Além disso, a ausência de claridade dificultou o trabalho dos fotógrafos. A baixa luminosidade combinou bem o ritmo calmo das canções, mas acabou prejudicando a experiência do público.
Próximo a metade do set, a música ‘Más o menos bien’, principal obra do disco ‘La Dinastía Scorpio’, gerou um ’empurra-empurra amigável’ na pista do Cine Joia. Próximo às 00h, veio ‘El Tesoro’, que certamente foi um dos momentos mais altos da apresentação, já que Santiago a dedicou aos jogadores Raí e Juninho Pernambucano. Em seguida, uma parte relativa do público começou a sair às pressas da casa para pegar o último metrô. Infelizmente, muitos acabaram perdendo a execução de outras faixas do grupo, entre elas: ‘El mundo Extraño’, ‘Fuego’ e ‘Chica de Oro’.
‘Es noche es especial’ e ‘Más o menos bien’. Os trechos dessas duas músicas do El Mató a un Policía Motorizado poderiam resumir a noite. ‘Más o menos bien’ porque a iluminação deixou a desejar, e o horário de encerramento não ajudou em nada os usuários do sistema de transporte público. Porém, a oportunidade de conferir um dos principais representantes do rock latino apresentar as faixas de sua obra magnum opus tornou a ‘noche especial‘.
Setlist
- El Magnetismo;
- La Cobra;
- La noche eterna;
- El perro;
- Las Luces;
- Vienen Bajando;
- Mujeres bellas y fuertes;
- Alguién que lo merece;
- Chica rutera;
- Nuevos Discos;
- Más o menos bien;
- Destrucción;
- Yoni B;
- El Tesoro;
- Amigo piedra;
- Excálibur;
- El mundo extraño;
- El fuego que hemos construido;
- Ahora imagino cosas;
- Fuego;
- Chica de oro;
- Mi próximo movimiento.