Max Cavalera diz não acompanhar o que seus ex-colegas de Sepultura fazem

O músico afirmou recentemente que não mantém nenhum tipo de contato com os seus ex-companheiros de Sepultura.

A formação clássica do grupo desmoronou em 1996 com a saída de Max, depois que os companheiros de banda (Andreas Kisser, Paulo Xisto e Igor Cavalera) decidiram não ter mais a sua esposa, Gloria Cavalera, como empresária. Inclusive, na altura, o irmão dele, o baterista Igor, resolveu ficar com o Kisser e Xisto por mais 10 anos antes de deixá-los e juntar-se a Max novamente no Cavalera Conspiracy.

Embora o Sepultura, ao longo de mais de duas décadas, tenha mantido uma obstinada base de fãs em todas as partes do mundo, ainda são os álbuns ‘Chaos A.D.’ e ‘Roots‘ os de maior sucesso comercial do Sepultura, tendo ambos sido com disco de ouro nos EUA por vendas superiores a 500 mil exemplares.



Questionado em uma nova entrevista ao RRBG Podcast se ele mantém contato com os caras do Sepultura quase 25 anos desde sua saída da banda, Max disse:

“Na verdade, não. Tipo, é algo como… Eu nunca me divorciei, mas presumo que um divórcio seja assim. Você realmente não quer ver sua ex-mulher e não quer saber com quem ela está namorando ou qualquer outra coisa. Então, eu realmente não os sigo. O que quer que eles façam, está tudo bem para mim, cara. Eu tenho tantas coisas para fazer, estou muito ocupado aqui que não preciso ficar os olhando, medindo o que eles estão fazendo com o que eu estou fazendo. No final, eu acho que as coisas simplesmente aconteceram dessa maneira.”




Em outro momento, ele continua saudosista, lembrando do período em que esteve à frente do Sepultura, mas também fala do futuro e de novas bandas que ele vem acompanhando:


“Estou muito orgulhoso do tempo que passamos juntos. Fizemos alguns discos magníficos, cara – coisas que influenciam as pessoas para sempre. Estou em contato com muitas bandas novas e emergentes que realmente amam as coisas antigas. Os caras do Creeping Death e Necrot, eles sempre mencionam especialmente a era inicial [ do SEPULTURA]: ‘Bestial Devastation’, ‘Morbid Visions’, ‘Beneath The Remains’, é claro, ‘Arise’. Então é legal saber que fizemos esses álbuns. Mas há muito mais a fazer.”



Em Janeiro passado, o baixista do Sepultura, Paulo Xisto, disse que teve contato “zero” com Max, acrescentando que o reencontro com o primeiro vocalista da banda teria que acontecer “naturalmente”.

Em 2017, Igor Cavalera disse ao The Salt Lake Tribune que ele e Max “acreditam que o Sepultura realmente não faria sentido hoje em dia.”. O baterista também minimizou a possibilidade de uma reunião da formação clássica, dizendo:

“A menos que seja algo realmente sólido – e não vimos isso da parte deles – de fazer algo totalmente profissional e se unir. No final das contas, seria especial para os fãs, então não é como deixar a porta fechada a isso, mas, ao mesmo tempo, não temos tempo para gastar energia agora com esse tipo de coisa. Então, vamos seguir em frente. “



Max ecoou os sentimentos de seu irmão, dizendo ao The Salt Lake Tribune que ele nem mesmo pensa muito em seus ex-companheiros de banda:

“Por um tempo – por muito tempo – houve uma guerra na imprensa, tipo, ‘Ele vai falar aquilo, eu vou falar isso’”, explicou. “Eu realmente cansei disso, honestamente. Eu não vou mais fazer isso. Então deixe-os seguir seu caminho e fazer o que eles querem, e nós faremos o nosso. E acho que isso é o melhor para todos.”


Embora as falas demonstrem que uma reunião da formação clássica do Sepultura seja quase impossível, Max completou:

“No momento, nem precisamos disso. Têm acontecido tanto esses tipos de vibrações ruins ao longo dos anos, que eu nem sei como isso realmente teria como funcionar. Acho que o que [Igor e eu] estamos fazendo é a coisa mais próxima disso… E funciona muito bem, funciona como um encanto. É incrível!”


Igor e Max passaram grande parte dos últimos cinco anos comemorando o 20º aniversário do Roots e o 30º aniversário de Beneath The Remains e Arise, respectivamente, em turnê pelo mundo todo. O último álbum do Sepultura, Quadra, foi lançado em fevereiro deste ano pela Nuclear Blast Records.

Abaixo você pode conferir a entrevista que fizemos com Max e Zyon Cavalera em 2017, durante a passagem do Soulfly pelo festival Vagos Metal Fest, em Portugal:

Max Cavalera diz não acompanhar o que seus ex-colegas de Sepultura fazem

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.