Anneke van Giersbergen anuncia novo álbum solo para fevereiro de 2021

O título do novo álbum, The Darkest Skies Are The Brightest, remete à ideia de que, ao enfrentarmos desafios pessoais, somos forçados a encontrar respostas para as maiores questões da vida. Mas, neste ponto em sua carreira musical de quase três décadas, este álbum solo – e, crucialmente, o coração partido que o inspirou – não era algo que Anneke van Giersbergen esperava escrever.

Em 2018, Anneke começou a trabalhar em um novo material para sua banda de metal, VUUR. Embora seu álbum de estreia, In This Moment We Are Free – Cities, tenha recebido uma recepção mista, os fãs estavam se aquecendo com seu som pesado e progressivo. Portanto, um novo álbum certamente estabeleceria o retorno de Anneke à liderança de uma banda de metal.

No entanto, nos bastidores, eram tempos difíceis. Anneke conta:

“Minha crença no VUUR me fez gastar todas as minhas economias gravando o álbum de estreia e levando a banda para a estrada. Depois de completar nosso primeiro ciclo de turnê, percebi que mais VUUR significaria ainda mais, enormes riscos financeiros.”

Para piorar a situação, em 2018, seu casamento de longa duração, que sempre foi maravilhoso, viu inesperadamente uma tempestade se aproximando. Anneke acrescenta:

“Eu soube imediatamente que precisava escrever uma música sobre como consertar minha vida. Este esforço criativo seria muito pessoal para um álbum do VUUR. E também exigiria solidão.”



Com apenas seu violão e equipamento básico de gravação, Anneke se retirou para uma pequena casa perto da floresta, nos arredores de sua cidade natal, Eindhoven. Ela deixou de lado as pressões do futuro de VUUR e entrou no processo meditativo de escrever um álbum solo. Em 2019, o trabalho continuou nas novas músicas. Em 2020, Anneke pediu a seu amigo e produtor, Gijs Coolen, para ajudar a terminar o álbum.

Vuur no Brasil, em 2019. Foto: Edi Fortini Photography


A arte japonesa de kintsugi inspirou Anneke a usar um coração reparado como símbolo do álbum. Kintsugi ensina que juntar as peças de um objeto quebrado – com o uso de um metal precioso – agrega valor e singularidade a ele. E, em vez de desistir do casamento, Anneke e o marido decidiram tirar um tempo para consertar o vínculo. Eles agora apreciam o desgosto reparado como algo profundamente valioso. Sua jornada por essa tempestade pessoal, e o álbum que Anneke criou, prova que os céus mais escuros são realmente os mais brilhantes.


O álbum estará disponível como CD Digipak, Gatefold LP + CD e como álbum digital.



The Darkest Skies Are The Brightest é o 23º álbum da carreira de Anneke. Depois de treze anos como a mulher à frente do The Gathering, ela começou por conta própria em 2007.

Desde então, sua criatividade não conheceu limites. Anneke rapidamente solidificou uma carreira solo de sucesso (inicialmente sob o apelido de Água de Annique), e gravou e se apresentou com o gênio canadense do metal, Devin Townsend, várias vezes.

Ela também emprestou sua voz serena, porém poderosa, a nomes como: Anathema, o grupo folk islandês Árstíðir, Within Temptation, o mentor do Ayreon Arjen Lucassen, Amorphis e a lenda do progressista John Wetton. Everything is Changing (2012) foi uma espécie de marco na carreira solo de Anneke. O álbum, que foi o primeiro a ser lançado com seu próprio nome, recebeu duas indicações ao Edison Award – o prêmio de música de maior prestígio da Holanda – nas categorias ‘Melhor Artista Feminina’ e ‘Melhor Álbum’.

Em 2015, Anneke van Giersbergen e Arjen Lucassen (Ayreon) lançaram seu álbum colaborativo, The Diary, sob o nome de The Gentle Storm.

Em outubro de 2017, o grupo de metal progressivo de Anneke, VUUR, lançou seu aguardado álbum de estreia. In This Moment We Are Free – Cities entrou no Top 100 do Álbum Holandês em segundo lugar, posição mais alta de Anneke nas paradas.

No final de 2018, Anneke lançou Symphonized, um álbum orquestral ao vivo com 11 faixas. Foi gravado em dois concertos que abrangeram a carreira ao lado de Residentie Orkest The Hague, e apresenta rearranjos de canções de todo o seu catálogo anterior.

Em 2019, a organização holandesa de direitos autorais Buma Cultuur, homenageou Anneke com o Buma ROCKS! Prêmio de exportação. Esta é uma premiação para artistas holandeses com mais sucesso no exterior no universo da música ‘pesada’. Em 2021, o lançamento de seu novo álbum solo, The Darkest Skies Are The Brightest, fará Anneke surpreender seus fãs mais uma vez.

Tracklist:

  1. Agape
  2. Hurricane
  3. My Promise
  4. I Saw A Car
  5. The Soul Knows
  6. The End
  7. Keep It Simple
  8. Lo And Behold
  9. Losing You
  10. Survive
  11. Love You Like I Love You

Anneke van Giersbergen anuncia novo álbum solo para fevereiro de 2021

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.