O Pantera, que anunciou seu retorno no segundo semestre de 2022, tem sido criticado pelo mundo todo – até sua passagem no Knotfest Brasil foi duramente reprovada pela maior parte do público. Em agosto do ano passado, a Hedfow sofreu um ataque em massa e teve suas redes sociais suspensas por escrever sobre as possíveis ligações de Phi Anselmo e sua banda com supremacia branca e nazismo (confira o texto logo abaixo):
A controversa reunião encontrou seu primeiro obstáculo nesta manhã de terça-feira, 24, quando dois dos maiores festivais europeus, o Rock Am Ring e Rock Im Park, decidiram retirar o Pantera de seus lineup.
Os festivais Rock Am Ring e Rock Im Park são eventos iguais que dividem escalações em dois locais diferentes no mesmo fim de semana, dias 2 a 4 de junho em Nürburgring e Nuremberg, na Alemanha. Em suas redes sociais, os organizadores anunciaram que, após discussões sérias com vários parceiros do evento, bandas tocando nas edições deste ano e fãs que compram ingressos, eles tomaram a decisão de cancelar a apresentação do Pantera.
Leia o comunicado abaixo:
“O Rock am Ring e o Rock im Park, tanto o festival quanto toda a equipe, defendem a diversidade, a tolerância, a igualdade e contra qualquer forma de discriminação.
Por esses motivos, procuramos conversar com o Pantera e a direção com antecedência.
Em várias conversas, tivemos certeza de que o comportamento de Phil Anselmo em 2016 não reflete de forma alguma as opiniões da banda e que ele lamenta sincera e profundamente suas ações. Phil Anselmo repetidamente se desculpou publicamente por seu comportamento e declarações.
Decidimos então dar uma chance à banda Pantera e assim realizar o sonho de inúmeros fãs de rock de vivenciar novamente o trabalho do Pantera ao vivo. Desde o anúncio no início de novembro de 2022, o feedback da comunidade Rock am Ring e Rock im Park tem sido extremamente positivo e muitos fãs estão ansiosos pelo tão esperado retorno desta banda.
Vemos as críticas crescentes com as quais confrontamos a banda novamente nas últimas duas semanas. Phil Anselmo mais uma vez deixou claro para nós que assume a responsabilidade por seus erros e se distancia de seu comportamento na época.
Em todos os nossos contratos, os artistas assinam que racismo, homofobia e qualquer forma de discriminação não serão tolerados de forma alguma em nossos festivais. Em todos os casos, se nossa confiança for violada, reagimos imediatamente. O racismo não tem lugar na frente, em cima ou atrás do palco. Isso se aplica aos nossos artistas, bem como aos fãs e funcionários.
Sua equipe Rock am Ring e Rock im Park”
Texto por Jéssica Marinho
Edição por Stefani Costa