M’era Luna 2023: a diversidade e a organização fizeram mais uma edição memorável

O M’era Luna Festival é um dos mais importantes eventos da música obscura e da cultura gótica alternativa na Europa. Ele acontece todo ano, durante o mês de agosto, na cidade de Hildesheim, na Alemanha. O antigo aeroporto da cidade (que outrora fora uma base de armamento britânico) é o palco para três dias de evento, com cerca de 25 mil pessoas.

O M’era Luna acontece desde 2000 e no ano passado estivemos presentes. A cobertura pode ser conferida AQUI.

Neste ano, os headliners do evento foram Ville Valo (o ex-vocalista do HIM, no sábado) e o Within Temptation (no domingo), mas dezenas de outros artistas passaram pelos palcos do antigo aeroporto.

A família M’era Luna

Muito além de um festival, o M’era Luna carrega uma verdadeira atmosfera familiar. Na sexta-feira que antecede o evento, já podemos ver milhares de pessoas chegando nas estações de trem e nas rodovias que levam à Hildesheim com sua bagagem e barracas personalizadas para se instalarem nos campings que o festival oferece.

A infraestrutura é sempre bastante organizada e todas as instalações também são pensadas para as pessoas com necessidades especiais. Além disso, todo o evento oferece muita segurança. As pessoas presentes realmente estão ali para se conhecerem, curtir sua música e aproveitar a extensa programação cultural que organização oferece.

Já no primeiro dia o festival começou com programas de leitura que contaram com Markus Heitz, Liza Grimm e Christian Aster (o popular Crypt Talk), que também teve uma conversa entre Chris Harms (vocalista da banda Lord Of The Lost e o organizador Stephan Thanscheidt). Além disso, os DJs conhecidos da cena transformaram as noites em dia com suas populares discotecagens madrugada afora.




A beleza e a magia do festival começam oficialmente na manhã do sábado, onde milhares de pessoas brotam com seus trajes e maquiagem ricamente preparados. Muitos planejaram e criaram seu visual único com bastante antecedência. Além dos shows das mais de 40 bandas instaladas em 2 palcos, as pessoas puderam desfrutar tranquilamente das barracas de merchandising, do mercado medieval (com atrações culturais, música, comida, bebidas e diversões), workshops de maquiagem, desfile de moda gótica e duas áreas enormes com muitos mais expositores de vários temas.

Podemos dizer que três dias de evento é pouco para as tantas atrações que o festival disponibiliza. A estrutura é tão extensa que abre a opção aos visitantes que não queiram assistir aos shows, pois é possível ter sua diversão garantida somente com os side-events. É, definitivamente, como se entrássemos numa outra dimensão, onde podemos ser quem realmente somos e interagir com as pessoas no local, sabendo que elas também compartilham o mesmo gosto pelo obscuro que nós. E isso é o que mais se aproxima do conceito familiar, em sua essência e liberdade de expressão.

“A abordagem diversificada do nosso festival pretende mostrar o quão diversa é realmente a cena obscura”, disse Stephan Thanscheidt. “Estamos felizes e orgulhosos que M’era Luna tenha crescido não apenas quantitativamente, mas também culturalmente ao longo de sua longa história. Para os seus convidados, é um grande encontro familiar que reúne a cena internacional nos palcos e em frente aos palcos e permite a todos os presentes um convívio único.”

Próximo evento em 2024

Ao final do M’era Luna, as primeiras bandas do lineup de 2024 já foram anunciadas. Muitas outras serão negociadas até o próximo ano, mas, até o momento, o público já pode contar com o festival nos dias 10 e 11 de agosto com as atrações ASP, Front 242, Saltatio Mortis, Lord of the Lost, Schandmaul, Die Krupps, Suicide Commando, Oomph!, [:SITD:], Assemblage 23, Universe 25, dArtagnan, Messrs. Vogt, Das Ich e Stahlmann.

Confira a galeria de fotos abaixo com os principais shows do M’era Luna edição 2023:

A Projection



Agonoize


Amduscia



Ashbury Heights



De/Vision



Diary of Dreams



Girls Under Glass



Hocico



In Extremo



Joachim Witt



L’Âme Immortelle



Mesh



Mono Inc.



Peter Heppner



Project Pitchfork



Rabia Sorda



Solar Fake



Subway To Sally



Tanzwut



The 69 Eyes



VV – Ville Valo



Within Temptation



Texto e fotos por Edi Fortini/Hedflow

M’era Luna 2023: a diversidade e a organização fizeram mais uma edição memorável

Por
- Fotógrafa de shows desde 2008, é também diversas outras coisas, como: 'gateira', praticante de artes marciais, bibliotecária e pesquisadora de experiência do usuário. Adora conversar sobre música, filmes, livros, a vida, o universo e tudo mais. Para segui-la no Instagram: https://www.instagram.com/fortini.photos/