Arch Enemy e Carcass ditaram o tom do peso no Coliseu dos Recreios em Lisboa

Nessa agradável noite de sexta-feira, dia 7 Outubro, a banda sueca Arch Enemy veio como a tão aguardada headliner em mais uma data da turnê European Siege 2022.

No entanto, os encarregados pela abertura dos shows no Coliseu dos Recreios em Lisboa foram os estadunidenses do grupo de rock gótico Unto Others. A apresentação foi bastante consistente e agradou aqueles que chegaram a tempo de vê-los. Foi interessante notar como eles têm influências claras de The Cure, My Dying Bride, além de algo de Paradise Lost, e, intercalam isso tudo com blast beats cativantes. Quando terminaram, a casa já estava bem mais cheia para receber o Carcass.

Com um timing bem apurado de montagem de palco, os ingleses do Carcass chegaram com a costumeira vitalidade de sempre. ‘This Mortal Coil’ do aclamadíssimo Heartwork (1993) foi o clímax da apresentação e fez abrir um enorme circle pit com os headbangers a girarem de maneira altamente vibrante. Outro momento que mexeu em especial com o público foi durante ‘Corporal Jigsore Quandary’ do lançamento de 1991, Necroticism – Descanting the Insalubrious. E a escolhida para fechar em grande foi a faixa-título de ‘Heartwork‘, tido por muitos ouvintes da banda como o melhor álbum até então.

A ‘passagem de bastão’ para os poloneses do Behemoth requereu um bocado a mais de tempo. Eles são conhecidos por performances absolutamente teatrais e, portanto, a estrutura foi mais uma vez montada como uma espécie de missa satânica. O setlist não apresentou tantas surpresas para quem vem os acompanhando ao vivo desde ‘I Loved You at Your Darkest’ (2018.) As canções que mais causaram impacto na audiência foram ‘Ov Fire and the Void’ e ‘Blow Your Trumpets Gabriel’, extraídas de The Satanist (2014).

Em seguida, transpirando simpatia, chegou a frontwoman canadiana Alissa White-Gluz. Ela tem um alcance vocal impressionante. Os seus colegas suecos de Arch Enemy, Daniel Erlandsson (bateria), Sharlee D’Angelo (baixo) e Michael Amott (guitarra), aliados ao renomado guitarrista americano Jeff Loomis, trouxeram o que há de melhor na configuração do heavy metal atual.

O espectro de áudio esteve exímio durante todo o concerto e propiciou uma experiência musical em direto agradabilíssima. ‘War Eternal’ e ‘Sunset Over the Empire’ culminaram em um frenesi pulsante. Era como ver um só organismo vivo constituído pela massa metaleira.

Pelo sucesso de mais um evento assim, há mostras palpáveis de que a tendência de ‘mini-festivais’ parece mesmo ter vindo para ficar…

Então, rumo aos próximos!

Confira a galeria de fotos por Stefani Costa:


Arch Enemy e Carcass ditaram o tom do peso no Coliseu dos Recreios em Lisboa

Por
- Comunicador cultural, editor e fundador da Hedflow Mídia.