“A experiência é trabalhosa, mas também é super bacana”, entrevista com Erick Tedesco sobre Oxigênio Festival

Começa amanhã, no Hangar do Aeroclube Campo de Marte, o tradicional Oxigênio Festival – um dos mais queridos eventos do cenário underground brasileiro. Em 3 dias de muita música, o espetáculo vai contar com mais de 30 bandas e artistas, além de muitas atrações alternativas.

Confira entrevista com Erick, da Tedesco Mídia, que comentou um pouco sobre a experiência de participar do festival:

Guilherme – Hedflow: – Olá, Erick. Valeu demais por esse bate-papo acerca do Oxigênio! Primeiramente, poderia comentar um pouco sobre sua relação com o festival? Como você conheceu o evento?

Erick: Meu primeiro contato com o Oxigênio, profissionalmente, aconteceu em 2019. Trabalhei na assessoria de imprensa do festival, e estou agora também nesta segunda edição. Durante a pandemia, eu fiz alguns trabalhos para a GIG Music, principalmente eventos online, que contaram com a parceria da marca Vans. Porém, antes mesmo do Oxigênio, eu já havia feito alguns trabalhos de assessoria para a GIG. Foi aí que começou o relacionamento da Tedesco Mídia com os eventos da produtora.

Guilherme – Hedflow: – Na sua opinião, o que eventos musicais como o Oxigênio Festival representam para o cenário musical underground brasileiro? 

Erick: Oxigênio é um festival de médio porte, bastante concorrido e apreciado por muitas bandas e pelo público. Devido a sua estrutura, o evento é uma “vitrine” legal para as bandas se apresentarem. Ao longo das edições, algumas características do evento foram mudando, porém, tudo sempre aconteceu de forma bem profissional. A produção sempre tratou as bandas com zelo. Além disso, o evento possui uma atmosfera de comunidade, com muitos nomes do cenário alternativo brasileiro tocando juntos. Você encontra bandas que começaram no mesmo período, bandas tocando com suas principais referências, bandas que estouraram, mas que começaram no underground… enfim, tudo isso gera uma “oxigenada” na cena.




Guilherme – Hedflow – Em 2019, você trabalhou com a assessoria de imprensa do Oxigênio Festival. Como foi a experiência ao participar do evento? 

Erick: Eu recordo que, quando recebi a proposta do Raphael Piu (produtor da GIG Music) para fazer a assessoria de imprensa do Oxigênio Festival, ele disse: “Vamos nessa? A experiência é trabalhosa, mas também é super bacana”. Aí, eu fiquei com isso na cabeça. O evento passa por várias etapas: anúncios, divulgação das datas, organização das atrações, etc. Igualmente, vem o trabalho de assessoria: conseguir espaço na mídia, fazer parcerias, divulgar o nome do evento em redes sociais, rádios, sites, checar a parte de credenciamento, além de fazer com que os três dias do evento recebam atenção mútua. Realmente, é trabalhoso, porém, muito satisfatório. O trabalho com a GIG é sempre muito bacana, pois eles são super profissionais, fornecem todo o suporte necessário para que o tudo seja feito sem pressão. Dessa forma, o resultado final é sempre muito bacana.



Guilherme – Hedflow – Quais serão as novidades para o Oxigênio Festival 2022? Poderia revelar alguns detalhes dos “bastidores”? 

Erick: A edição de 2022 será completamente diferente da edição de 2019. Algumas características serão mantidas: dois palcos, ambiente para merch, bares e outros espaços para entretenimento. Porém, essa edição também contará com pista de mini ramp, espaço kids e área de alimentação com mesas. Além disso, o próprio clube Campo de Marte é muito interessante. Outra coisa: que vale mencionar: a edição deste ano terá duas atrações internacionais.

Guilherme – Hedflow – Além disso, acha que a pandemia e o longo período sem festivais de música ao vivo irão mudar a experiência do público nesta nova edição do festival?

Erick: Certamente, a pandemia mudou a relação das pessoas com os eventos de entretenimento. Eu vejo que, após a normalização dos encontros de música ao vivo, o público mudou sua postura em relação aos festivais, e agora prefere curtir mais o evento como um um todo, e não apenas a música. Oxigênio, Locomotiva, Lollapalooza, Rock in Rio… eu noto que esses festivais estão valorizando aspectos que fazem o público parar para pensar: “Olha, realmente valeu a pena participar disso aqui”. 

Guilherme – Hedflow: – Agora, poderia mencionar qual foi o momento mais bacana que vivenciou trabalhando no Oxigênio Festival?

Erick: É difícil destacar uma experiência específica, já que trabalhei nas três etapas do festival: “pré”, “durante” e “pós” . No “pré festival”, que é o trabalho grosso da assessoria, o que causa mais alegria é observar um veículo bacana publicar algo sobre evento ou receber a mensagem de alguém relevante da cena comentando: “Pô, vamos fazer juntos para destacar esse evento”. Eu recordo que, em 2019, o Piu cedeu uma entrevista bem legal para a revista Exame, e ele comentou sobre o Business do Oxigênio.

Além disso, naquele mesmo ano, rolou uma coletiva de imprensa, que contou com a participação de integrantes do Supercombo, CPM 22 e Strike, onde lotamos uma salinha em um hotel em São Paulo. Foi um encontro que superou as expectativas. 

Guilherme – Hedflow – Valeu, Erick. Obrigado pelo espaço. Esse espaço é seu! Por favor, use o seu argumento final para convencer o público a comparecer na edição 2022 do Oxigênio Festival!

Erick: Guilherme, agradeço o esforço e a ajuda na divulgação do festival. Aproveito para chamar a galera pra curtir o Oxigênio Festival neste final de semana, nos dias 18,19 e 20. Serão mais de 30 atrações, além do Karaokê. O espaço deste ano tá bem legal, com pista open-air. Será um final de semana bem legal para reencontrar pessoas, assistir bandas novas, bandas clássicas e até bandas que geralmente não tocam por aí. Haverá show do Pense com nova formação, show do Helmet, que é uma banda que dispensa comentários… Enfim, espero que as pessoas compareçam e se divirtam com a gente!

“A experiência é trabalhosa, mas também é super bacana”, entrevista com Erick Tedesco sobre Oxigênio Festival

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- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.