Goiânia Noise Festival divulga identidade visual de autoria do artista plástico Marcelo Solá


A Monstro Discos divulgou a arte visual da 28ª edição do Goiânia Noise Festival, que acontecerá no mês de abril com apoio da Equatorial, via Lei Goyazes. Os organizadores prometem anunciar as datas do evento em breve.

A autoria da marca 2024 do Noise foi desenvolvida por Marcelo Solá, um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil atualmente. Desenhista assíduo, ele transmite sua maneira de ver o mundo e a vida cotidiana nas cidades, com constantes destaques para a arquitetura. Explora seus traços em mídias diversas, como a serigrafia, a monotipia e até a instalação.

“Todos os anos, a cada edição, temos uma preocupação enorme não só com a programação musical, mas também com a identidade visual do evento”, explicou Léo Bigode, criador e produtor do festival. “Sempre convidamos um artista que busque traduzir o espírito e o conceito do festival e já tivemos grandes nomes como Bicicleta Sem Freio, Nitrocorpz, Fábio Zimbres, Marcatti, MZK, Maurício Mota, Kim Noise, Diego Gerlach, Julian Weber e Andrea Cara, entre outros. Este ano, convidamos o Solá e ele nos presenteou com essa arte lindíssima”, completou.

Considerado um dos mais importantes e longevos festivais de rock independente do Brasil, todos os anos a programação prima por um line up bem plural em termos de estilos, linguagens e pesos e isso também se estende para a identidade visual. Na arte desenvolvida por Solá, o artista criou um personagem e contou com a ajuda do designer e arquiteto Maurício Mota para finalizar e diagramar a peça.





“A ideia foi de fazer um personagem do futuro, um astronauta, mas ao mesmo tempo meio pré-histórico”, explica Solá. “Ele tem uma coisa retrô, mas é moderno, bem coloridão e com antenas que o conectam a tudo que está rolando. O Noise não é um festival só de rock, é de música contemporânea e esse personagem passa isso: é tosco e sofisticado, é moderno e primitivo.”

Marcelo Solá é um dos grandes artistas premiados e que já participou de importantes exposições no Instituto Tomie Ohtake, na Funarte, nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, no Festival de Cultura da Bélgica, na 25ª Bienal de São Paulo e no Drawing Center, (Nova York).

No ano passado, a programação do Goiânia Noise Festival contou com nomes como Richie Ramone, ex-baterista dos Ramones, Tim Ripper Owens, ex-vocalista do Judas Priest, Black Pantera, Àiyé (que foi atração no Primavera Sounds de São Paulo, logo depois), Black Drawing Chalks, entre outros.

Goiânia Noise Festival divulga identidade visual de autoria do artista plástico Marcelo Solá

Por
- Produtor e comunicador musical.