Cantora amapaense faz apelo e denuncia omissão do governo no Amapá

A cantora e compositora Hanna Paulino, que reside na capital Macapá, denunciou ao canal da Hedflow o caos e as péssimas condições da população amapaense, que já enfrenta 9 dias sem energia elétrica em um momento onde o mundo atravessa a maior pandemia dos últimos 100 anos.

O apagão, iniciado durante uma tempestade com raios no último dia 3 de novembro, atingiu a única subestação da região, que fornece o serviço a mais de 700 mil pessoas. A  multinacional espanhola Isolux, responsável pelos transformadores desde a privatização, não mantinha qualquer plano de emergência e foi necessária a intervenção dos trabalhadores da estatal Eletrobrás para a reativação de um dos geradores danificados.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, a concessionária responsável pela operação da subestação, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), também será notificada para prestar os esclarecimentos necessários à investigação.

No domingo, a distribuidora que atua no estado, anunciou um rodízio no fornecimento e, no momento, 89% da população conta com energia de maneira racionada, mas muitos moradores relatam que nem isso está acontecendo, pois os horários não estão sendo cumpridos, como informou o governo federal. Segundo a cantora, 16 municípios sofrem com a total falta de energia elétrica.

Veja o depoimento de Hanna Paulina, que também apela à população que vote nas próximas eleições: “Povo amapaense, vote! Se você se eximir dessa responsabilidade, não vai ter como a gente reclamar depois. Use a sua soberania!”, apelou.

Cantora amapaense faz apelo e denuncia omissão do governo no Amapá

Por
- Latino-americana, imigrante e jornalista. Twitter: @sttefanicosta