Epicentro: o sismógrafo musical da região central de Portugal chega a Lisboa

O Epicento pretende transportar para a estrada a efervescência do momento actual da música feita na Região Centro, com foco especial em Coimbra. Como um sismógrafo musical, o evento faz um ponto de situação musical da região, tomando-lhe o pulso e divulgando propostas emergentes, ao mesmo tempo que valoriza nomes consagrados, numa mescla de experiências e de abordagens estéticas.

Desde os anos 90, a Região Centro tem sido o embrião de propostas musicais que criaram frutos para as décadas futuras.



A produção cultural associada à música nesta região, que engloba cidades como Coimbra, Leiria, Aveiro, Alcobaça e Viseu, tem-se reforçado, de forma sólida, nos últimos anos, mas mais do que a criação isolada tem-se verificado um fenómeno de colaborações e partilhas que busca criar algo novo ou, pelo menos, renovado. E com uma marca muito própria.

Para a noite de 25 de Outubro de 2019, no Sabotage Club, o cartaz inclui três bandas com embrião em Coimbra — d3öTricycles e From Atomic –, aos quais se juntam os alcobacenses Plastic People. No fim dos concertos a festa continua com os DJs Pedro Chau e Nuno Rabino.

PLASTIC PEOPLE

Plastic People


Os Plastic People são João Gonçalo (voz), André Frutuoso (guitarra) e JT (sintetizadores, teclados, voz), três músicos de Alcobaça. Uma banda que vive num mundo habitado por grupos como The Velvet Underground, Joy Division, The Jesus & Mary Chain, Suicide, David Bowie ou Iggy Pop. A sua música oscila entre o amor e o ódio, entre a luz e a escuridão, entre a luxúria e a decadência. As ilusões, as expectativas goradas e muitas vezes a dificuldade em lidar com uma visão romântica da vida transformam-se nas histórias dos temas da banda, como um verdadeiro romance punk.

D3Ö

D3Ö


Os d3ö (the trio) nasceram em 2002, em Coimbra, das cinzas dos Tédio Boys, com Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys / M’asFoice), Tó Rui (guitarra, ex-Garbage Catz) e Miguel Benedito (bateria, ex-Garbage Catz). Depois de editarem Six Pack Track (2003) e 8 Tracks On Red” (2004), concluíram o projecto inicial de três EPs em 2005, com 7 Heartbeat Tracks. Em 2009, foi a vez do primeiro longa-duração Exposed que teve como sucessor Love Binder, em 2013. Neste momento encontra- se em preparação o regresso aos discos, mais um a editar pela Lux Records.

TRICYCLES

Tricycles


Os Tricycles são uma coisa vagamente improvável, um conjunto de ‘kidadults’ de rumo duvidoso, mas com histórias para contar, cheias de pessoas que poderiam existir. E de facto existem, em calmas músicas prontas a explodir, lentamente, a mil por hora, com suavidade, ou em rugidos de guitarras zangadas e pianos falsamente corteses, de rudes baixos a conversar com educadas baterias. Portanto, façamos uma pergunta para a qual tenhamos uma resposta: quem são os Tricycles? São o João Taborda (António Olaio & João Taborda), o Afonso Almeida (Cosmic City Blues, Sequoia), o Edgar Gomes (Terb) e o Sérgio Dias. O álbum Tricycles, primeiro do grupo, gravado e produzido pelo Nelson Carvalho com os Tricycles, foi editado com a chancela da conimbricense Lux Records.

FROM ATOMIC

From Atomic


Os From Atomic são Al, Márcio e Sofia, trio nascido no ano de 2018, em Coimbra. A sua sonoridade resulta de uma simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90. A simplicidade e dramatização que Sofia aplica nas canções, através da voz e do baixo, é brutalmente transformada pela musicalidade crua da bateria e teatralidade da guitarra, criando canções viciantes. Após terem mostrado os seus primeiros registos, ‘Heaven’s Bless’ e ‘Better Than’, o primeiro foi incluído na compilação Novos Talentos FNAC 2019. Em breve, será lançado o seu disco de estreia, gravado na Blue House e a editar pela Lux Records.

SERVIÇO
Epicentro no Sabotage Club
Dia: 25 outubro 2019
Onde: Rua de São Paulo, no 16 Lisboa
Bilhetes: 10€ (pré-venda a partir de Outubro no Sabotage Club e Vinil Experience)

Horários:
22h30: From Atomic
23h15: Tricyles
00h15: D30
01h15: Plastic People

Epicentro: o sismógrafo musical da região central de Portugal chega a Lisboa

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.