Escape The Fate celebra aniversário de álbum homônimo e 12 anos de sua primeira turnê brasileira

Fotos: Lucas Fantin

No último sábado (28), a banda estadunidense Escape the Fate retornou à cidade de São Paulo para apresentar a The Dead Masquerade 2  – turnê especial que celebra os 12 anos do lançamento de seu álbum homônimo. O show aconteceu no Carioca Club, casa de espetáculos que já sediou apresentações do grupo no início dos anos 2010s.


Ícone do post hardcore/screamo, Escape the Fate foi um dos nomes mais importantes do rock mundial durante os anos 00s. A banda ganhou fama por mesclar a estética e a sonoridade do emo com o “hard-rock oitentista”. Além disso, as músicas com refrãos marcantes do excelente álbum Dying Is Your latest Fashion’ como ‘Situation‘ e Not Good Enough For Truth in Cliche” somadas a personalidade carismática e polêmica do vocalista Ronnie Radke impulsionaram a popularidade do grupo no início da carreira. Em 2008, Ronnie enfrentou alguns problemas legais e foi demitido de seu posto, sendo substituído por Craig Mabbit (ex-Bless the fall). Apesar da troca do frontman, a popularidade da banda não diminui, e o primeiro álbum com o novo vocalista emplacou diversos hits, entre eles: ‘The Flood’, ’10 Miles Wide’ e ‘Something. Já em 2010, o quarteto lançou seu terceiro álbum (título homônimo), que, apesar de destacar os hits Issues‘ e ‘Gorgeous Nightmare‘, foi o último trabalho relevante do Escape The Fate apoiado pela Epitaph Records. Atualmente, a banda já não possui a mesma presença no mainstream, mas ainda lança discos, realiza turnês e participa em grandes festivais de rock na Europa e América do Norte.

Antes do evento, a produtora Gig Music organizou um Meet and Greet (pequena reunião onde os fãs podem conversar, pedir autógrafos e tirar fotos com os ídolos). Em seguida, por volta das 18hrs, a casa foi aberta ao público geral. Durante uma hora, uma tracklist que aparentava ter saído direto do programa “Sequência de classes” da rádio paulistana Alpha FM entreteve os presentes com faixas nada apropriadas para um evento que reunia bandas de metalcore, entre elas: ‘Advice For The Young At Heart’ (Tears for Fears), ‘Ainda Gosto Dela’ (Skank) e ‘Toda Forma de amor’ (Lulu Santos). Os fãs estranharam, mas encararam a trilha sonora “na esportiva”.

Alguns minutos depois da 19hr, os paulistanos da AXTY deram início a primeira apresentação da noite. O grupo vem ganhando cada vez mais popularidade no cenário underground por representar de forma quase exclusiva um novo estilo rotulado como ‘New core (uma curiosa combinação de metalcore, djent, trap e eletrônico) e é aclamado como uma das principais revelações da música extrema nacional. Além das músicas bem trabalhadas, a banda também se destaca pela esplêndida qualidade de seus videoclipes. Apesar da pouca interação com o público, o show do quinteto foi acompanhado por excelentes efeitos de iluminação, que eliminaram a necessidade de diálogos.

Foto: Lucas Fantin

Já o setlist destacou singles e B-sides do impecável álbum ‘Helpless‘, como ‘Not Afraid to Die‘, ‘What I’ve Become‘ e ‘Walk Away‘. Para a alegria dos presentes, os rapazes apresentaram em primeira mão o single Roses For You, que será lançado nesta semana em conjunto com uma produção audiovisual.  

Depois do encerramento do show da AXTY, a trilha sonora foi adequada com alguns dos principais hits do emo/pop-punk dos anos 00s, entre eles: Sugar, We’re Going Down (Fall Out Boy)Helena (My Chemical Romance) e Ohio Is For Lovers (Hawthorne Heights).

Por volta de 20h10, o vocalista Craig Mabbit, o baterista Robert Ortiz (único membro da formação original do ETF), o guitarrista-base TJ Bell, o guitarrista substituto Matti Hoffman (Kevin “Thrasher” Gruft, integrante original do grupo, que não pode participar da turnê latino americana) e músico de apoio Erik Jensen subiram ao palco da casa. Como esperado, o show começou com a introduçãoChoose Your Fate’, seguida pelas faixas por ‘Massacre’, ‘Issues’ e ‘Zombie Dance’. Ao término da  primeira sessão do set, Craig agradeceu a presença do público, relembrou que o primeiro show da banda no Brasil aconteceu no Carioca Club há exatos 12 anos e até brincou ao comentar que ”estava começando a ficar velho”. Além disso, o frontman destacou um episódio interessante que rolou durante o Meet and Greet, onde fã solicitou um autógrafo no ingresso de uma gig que aconteceu em 2012, onde o Escape The Fate dividiu o palco junto com Underoath e Protest the Hero. Logo após o pequeno discurso do vocalista, os rapazes levaram o público à loucura pela primeira vez com a execução de  ‘Gorgeous Nightmare’ – principal hit do álbum homônimo.  

Foto: Lucas Fantin

Em seguida, o set seguiu as demais faixas b-sides do disco ‘Escape The Fate’. Embora o trabalho reúna opiniões diversas por parte da crítica, a apresentação especial da The Dead Masquerade 2 tour forneceu aos “fãs hardcore” do grupo a oportunidade única de conferir faixas que dificilmente estão presentes no setlist de suas apresentações, entre elas: ‘City of Sin’, ‘Lost in Darkness‘ e ‘The Aftermath‘.

Depois de executar todas as faixas do disco, a banda realizou um pequeno intervalo. Na sequência, o grupo emocionou a plateia com ‘Something‘ (música que é considerada como “clássico do emocore”), dedicou a canção ‘Ashley’ a uma seguidora presente no camarote e ainda atendeu pedidos com ‘The Flood‘ – faixa que estava fora do setlist. Durante a execução da música ‘This Wars is Ours‘, Craig solicitou um Wall of Death, e os fãs responderam transformando a pista do clube em um ringue de vale tudo. Depois da sessão de singles do segundo álbum, a apresentação foi encerrada com ‘One For The Money‘.

Foto: Lucas Fantin

Apesar de já não ser capaz de reunir um grande público no Carioca Club, como aconteceu durante o show da turnê This Wars is Ours em 2010, Escape the Fate não caiu no esquecimento e ainda possui uma fanbase forte no Brasil. Após quase duas décadas do auge da febre emo, a banda conquista novos seguidores e atrai fãs antigos que desejam sentir a nostalgia proporcionada por canções preenchidas por sentimentos angustiantes. 

Confira fotos por Lucas Fantin


AXTY


Escape The Fate

Escape The Fate celebra aniversário de álbum homônimo e 12 anos de sua primeira turnê brasileira

Por
- Estudou jornalismo na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Apaixonado por música desde criança e participante do cenário musical independente paulistano desde 2009. Além da Hedflow, também costuma publicar trabalhos no Besouros.net, Sonoridade Underground, Igor Miranda, Heavy Metal Online, Roadie Crew e Metal no Papel.