Scott Kelly do Neurosis veio a público assumir que abusou da sua esposa e dos seus filhos

O vocalista e guitarrista da banda veterana de sludge/post-metal Neurosis anunciou a sua aposentadoria permanente de ser um músico profissional.

Scott Kelly fez um post público em sua página do Facebook assumindo o que ele descreve como “abuso emocional, financeiro, verbal e físico” de sua esposa e “filhos mais novos”. Ele também afirmou que usou o status e a plataforma que a sua carreira lhe deu para ajudar a esconder seu comportamento dos olhos do público.

A declaração escrita por ele diz o seguinte:

“Devido a eventos recentes, sinto que claramente preciso abordar alguns rumores e esclarecer as coisas.

Nos últimos anos, tenho cometido abuso emocional, financeiro, verbal e físico de minha esposa e filhos menores. Quando me tornei paranoico de que as pessoas pudessem descobrir, encontrava maneiras de manter minha esposa e filhos longe do trabalho e da escola. Criei divisões com amigos e familiares. Fiquei obcecado com o controle e usei ameaças, manipulação, ameaças de automutilação e suicídio, infligi danos físicos a pessoas e suas reputações, tudo para manter esse controle. Quando sabia que minha esposa ia me deixar, tentava convencê-la e aos outros de que eu estava louco e vendo coisas, que não sabia o que estava fazendo. Ela tentou me ajudar com terapia e psiquiatras. Minhas mentiras e enganos desmoronaram na frente dos profissionais. Quando minha esposa finalmente tentou ir embora, eu a persegui e a assediei dia e noite, fazendo com que ela e nosso filho mais novo vivessem em constante estado de medo.

Eu menti ou disse meias verdades para tantas pessoas sobre tanto disso que nem consigo mensurar quantas. Eu não quero mais mentir sobre nada disso. Eu amo minha esposa infinitamente. Ela é a melhor pessoa que eu conheço. Ela é intensamente honesta, amorosa e bondosa. Esta carta é uma simplificação maciça do dano irreparável que causei e das coisas imperdoáveis que fiz a ela e aos nossos filhos. Dizer mais neste fórum público não ajudaria ninguém. À medida que a verdade começou a vazar, houve pessoas que tentaram culpar minha esposa pelo meu abuso para me dar uma saída e pessoas que espalharam rumores ridículos e prejudiciais sobre ela. Isso é f*da. Ela merece algo muito melhor. Se você está adotando essa mentalidade ou espalhando esses rumores, você precisa parar.

Tenho alguns problemas sérios com os quais estou lidando e me separei de qualquer pessoa que esteja conectada com minha vida pública para que eu possa me concentrar em minhas próprias atitudes tóxicas. Quando minha esposa foi gentil o suficiente para responder a perguntas sobre minha ausência, ela enfrentou acusações malucas. Houve uma situação recente que foi tão f*dida que exigiu ação imediata da minha parte para esclarecer as coisas. Minha esposa fala absolutamente por mim na minha ausência e eu já disse que ela é intensamente honesta. Se você não quer a verdade, definitivamente não faça perguntas a ela. Além disso, nunca é apropriado abordar ou questionar nossos filhos.

Sei agora que escolher viver uma vida pública e estar no palco foi a pior decisão que eu poderia ter feito, considerando quem sou. Eu me escondi atrás da atenção, do respeito e adulação infundados. Usei minha posição social para manipular direta e indiretamente todos vocês e esconder o abuso de minha família. Obtive satisfação com minha decepção e controle percebido de todos os envolvidos.

Estou 100% aposentado permanentemente de ser um músico profissional. Algumas pessoas podem estar em uma cena como esta onde não há responsabilidade e manter sua integridade. Eu não posso. Meu único foco para o resto da minha vida é cuidar da minha família, permitindo-lhes um espaço seguro para curar e reconstruir sua confiança.

Espero que divulgar isso proteja minha esposa de novos ataques e, finalmente, permita um pouco de paz à minha família.”



Já os integrantes do Neurosis rebateram a nota de Scott no Facebook oficial da banda dirigindo-se aos seus ouvintes:


“Não podemos dimensionar o nível de desgosto e decepção que sentimos por um homem que uma vez chamamos de irmão.

Como banda, nos separamos de Scott Kelly no final de 2019 depois de saber sobre os graves atos de abuso que ele cometeu contra sua família nos anos anteriores. No passado, Scott havia divulgado suas dificuldades conjugais e atos de abuso verbal, como bem como sua intenção de obter ajuda e mudar seus comportamentos. As informações que conhecemos em 2019 deixaram claro que Scott havia ultrapassado os limites e não havia como voltar atrás. Não compartilhamos essas informações por respeito ao pedido direto de privacidade de sua esposa e para honrar o desejo da família de não deixar sua experiência virar fofoca em uma revista de música. Com o post de Scott no Facebook em 27 de agosto de 2022, divulgando muitas dessas informações publicamente, podemos finalmente dizer o que acreditamos que precisa ser dito.

Nos últimos vinte anos, vivemos longe uns dos outros. Só víamos Scott quando nos encontrávamos para trabalhar em música ou fazer shows. Não tínhamos ideia de qual era a realidade para sua família quando não estávamos por perto. Segundo a própria admissão de Scott, seu abuso foi intencional, direcionado e um segredo bem guardado – mesmo para aqueles de nós mais próximos a ele.

Uma vez que soubemos de seu abuso, foi difícil conciliar a informação horrível com a pessoa que pensávamos conhecer. Não é de surpreender que ele tenha escondido por tanto tempo, porque é uma traição à nossa ética como companheiros de banda, parceiros, pais e seres humanos.

Desde 2019 fizemos inúmeras tentativas de contato com Scott. Queríamos ter uma conversa honesta sobre o status da banda e descobrir como ele e sua família estavam, mas ele se recusou a falar conosco por três anos. E no que agora vemos claramente como um padrão, Scott recusou-se a assumir a responsabilidade por suas ações. Tendo passado por tanta coisa com alguém por mais de 35 anos, seria de esperar alguma conclusão, ou pelo menos uma resposta.

Agora, sem retornar nenhuma das ligações, textos ou e-mails de seus companheiros de banda e amigos, Scott fez um post público sobre a situação. Para nós, essa decisão parece mais uma tentativa de manipulação, mais uma oportunidade para que seu narcisismo controle a narrativa. Não permitam que Scott transforme a situação em algo sobre si mesmo, é sobre o abuso que sua família sofreu.

Normalmente, consideraríamos a abertura pública e a honestidade sobre a doença mental como corajosas e até produtivas. Simplesmente não acreditamos que seja o caso aqui.

Não há nada de corajoso em abusar sistematicamente de sua esposa e filhos.

Não há nada de corajoso em confessar um delito quando você não fez o necessário para mudar seu comportamento.

Não há nada de corajoso em se recusar a falar honestamente, ou falar com os amigos mais próximos e colegas de banda, pessoas que te apoiaram durante a maior parte de sua vida.

Comparado com o impacto das ações de Scott em sua família, o impacto em nossa banda é insignificante. No entanto, com o desgosto e o horror, também lamentamos a perda do trabalho de nossa vida e um legado que era sagrado para nós.

Mais uma vez, nossa principal preocupação é com a segurança e o bem-estar da esposa e dos filhos de Scott, bem como de qualquer outra pessoa em situação semelhante. Se alguém que você conhece está sofrendo violência doméstica ou abuso, entre em contato com um dos muitos locais ou recursos nacionais disponíveis.

Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de problemas de saúde mental que podem torná-lo um perigo para você ou para os outros, por favor, procure ajuda antes de machucar a si mesmo ou às pessoas que você ama.

Esta é a única declaração que planejamos fazer sobre este assunto. No devido tempo, quando for apropriado, forneceremos mais informações sobre nossos futuros empreendimentos musicais, mas esse momento não é agora.”



Scott Kelly também vinha participando em composições do Mastodon ao longo das últimas décadas, tendo colaborado com eles em quase todos os discos do grupo. Ele também tinha uma carreira solo no formato acústico, além de ter sido parte de vários outros projetos, como: Absent in Body (com Iggor Cavalera), Tribe of Neurot, Blood and Time e Shrinebuilder.


Um fim de carreira tenebroso…

Scott Kelly do Neurosis veio a público assumir que abusou da sua esposa e dos seus filhos

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.