MUMI 2022: Vinte bandas de Portugal e da Galiza apresentarão os seus trabalhos

Vinte atuações ao vivo de outras tantas bandas e artistas estão programados no encontro profissional de músicas Música no Minho 2022, que acontecerá de 29 de setembro a 1 de outubro em Valença e em Tui. Dez nomes da Galiza e outros dez de Portugal vão mostrar ao público a diversidade de propostas musicais que acontecem nos palcos actuais.

A organização do evento apresentou a programação de showcases e avançou que durante o encontro, a oferta para profissionais que será desenvolvida no Teatro Municipal de Tui, no Espaço OFF da Academia de Música da Fortaleça de Valença. Os concertos abertos ao público, terão lugar na Avenida da Estação de Valença e no Passeio da Corredoira de Tui. O artista português Omiri e o projeto galego de Xosé Lois Romero & Aliboria estão encarregues de oferecer a performance de abertura do MUMI 2022.

Diana Ferreira, da equipa organizadora do MUMI, encarregou-se de apresentar o programa de concertos do encontro numa conferência de imprensa na Pousada da Fortaleza de Valença. No encontro, participaram também o alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro González,  o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel CarpinteiraJoão Silva, da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal e Ana Laura Iglesias, responsável do Turismo e Juventude da Delegação de Pontevedra. Também assistiram  João Silva, da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal; Luis Ulloa da AECT Rio Minho; e Manuel Roxo, da equipa do MUMI.




Programa de Showcases

As dez bandas de Portugal selecionadas foram: Birds are indie, Crua, 47 de Fevereiro, Dapunksportif, Kumpania Algazarra, Manuel Maio, Meta, Omiri, Raia e Space Ensemble. Da outra margem, Brais Morán & Nasafunk, Brassica Rapa, Caamaño & Ameixeiras, Caldo, Golfiños, Momboi, Mounqup, Neboa, Xan Campos Trío e Xosé Lois Romero & Aliboria, conformam a relação dos showcases galegos programados.

Diana Ferreira admitiu que “foi preciso fazer um trabalho duro de seleção”, salientou o êxito da convocatória que se fechou com um total de 352 propostas artísticas candidatadas para os showcases, e apontou que “isto demostra a solidez dos concertos e o interesse da industria musical dos dois países pelo MUMI”. Ferreira afirmou ainda que “a diversidade é uma palavra chave na música ao vivo que vai oferecer ao MUMI 2021, com um mosaico de bandas e artistas que respondem à riqueza das presenças galega e portuguesa”.

Das novas abordages da música tradicional à electrónica essencial, passando pelo jazz, o funk e o pop de autor, os vinte showcases programados recolhem a variada cena musical de ambas margens do Minho. A maioria dos vinte concertos programados no MUMI estarão também abertos ao público geral.


Vídeo resumo do encontro MUMI 2021 Eurocidade Tui – Valença

MUMI 2022: Vinte bandas de Portugal e da Galiza apresentarão os seus trabalhos

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.