Luiz Mallet –

 

Depois de ser consagrado em diversas partes do Brasil e do mundo, o MIMO Festival chega em 2017 à 14º edição, celebrando a etapa Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro.

Além de artistas brasileiros como Francisco, El Hombre e Criolo, shows especiais como Emicida, Rael, Capicua e Valete com o Língua Franca (o projeto celebra a língua portuguesa, através da reunião de dois consagrados rappers brasileiros a dois igualmente talentosos rappers portugueses) e Konono nº1 (grupo congonês que traz a ideia de eletrificar a tradicional música dos bakongo e que surgiu nos anos 1960, quando o mestre do limkebé Mingiedi Mawangu recrutou alguns músicos e utilizou peças do ferro-velho na amplificação, originando distorções imprevistas).

Mas o festival não guarda só musica, o cinema também é uma das grandes frentes do mesmo. Em destaque, Clara Estrela (que conta em primeira pessoa a trajetória de vida de Clara Nunes, narrada por Dira Paes), Híbridos, os espíritos do Brasil (documentário que expõe a espiritualidade em voga no Brasil) e Fevereiros (película que, a partir do desfile de carnaval vitorioso da Mangueira, em 2016 em homenagem a Maria Bethânia, traça uma conexão entre Rio e Bahia, para acompanhar a cantora no seu universo particular).

O MIMO Festival 2017 também traz algumas atividades paralelas interessantes, discussões em fóruns de ideias e poesia aberta ao público. Vale também ressaltar que toda a programação do MIMO é gratuita e, embora algumas delas estejam com distribuições limitadas, ainda é possível se informar em como as retirar (bem como ter todas as informações do festival).

E para começar a aquecer, vejam a entrevista que a Hedflow fez com o Língua Franca em Julho deste ano no Festival Super Bock Super Rock, em Lisboa:

 

MIMO Festival 2017 celebra a música, o cinema e a língua portuguesa

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.