Festa do Avente! 2021 promete apoio e visibilidade aos artistas impactados pela pandemia

A Festa do Avante!, que se realiza nos dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2021 na Atalaia, Amora, Seixal, divulgou o cartaz para esta edição, que contará com a diversificação cultural e uma forte participação de artistas portugueses.

O programa integra música, teatro e cinema, mas também abre alas para atividades esportivas, feira de livros, espaço ciência, exposições de artes plásticas, artesanatos, uma variedade de opções gastronômicas no Espaço Internacional, além dos debates sociopolíticos com forte atuação do Partido Comunista Português (PCP), que recebe outros partidos de esquerda de diferentes países, centrais sindicais, entidades de apoio aos imigrantes e movimentos sociais.

O espaço que recebe toda a estrutura do festival conta com 30 hectares na baía do Seixal, à beira do rio Tejo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de acamparem ao ar livre em uma zona completamente arborizada e respeitando as exigências impostas pela da Direção Geral de Saúde.

No ano passado, depois de algumas polêmicas e acusações, a Festa do Avante! acabou tornando-se referência em organização durante a pandemia. Após 10 dias do evento, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que não existia “conhecimento de cadeias de transmissão ou de casos diretamente associados a eventos de massas” quando questionada sobre o resultado da festa durante uma coletiva de imprensa.


Confira a galeria com alguns registros da Festa do Avante! 2020 pelos olhos do nosso editor, Fernando Araújo:


Entre as atrações musicais, o público será presenteado com vários duetos e experiências inéditas com objetivo de apoiar a classe artística e os trabalhadores da cultura. Entre os nomes, estão o grupo HMB Lena d’Água, a apresentação de Cabrita em conjunto com Stereossauro e Tó Trips, Manel Cruz ao lado de Aldina Duarte, Paulo Flores com Yuri da Cunha e Prodígio e Paulo de Carvalho junto à Mafalda Sacchetti e Marco Rodrigues.

Linda Martini, A Garota Não e Bateu Matou também sobem ao palco na edição que celebrará os 100 anos do PCP com direito a um concerto de música sinfônica sobre ‘A Revolução na Arte e a Arte na Revolução’.

Segundo os organizadores, esses duetos são parte da estratégia para que artistas lusitanos subam ao Palco 25 de Abril e ao Auditório 1.º de Maio no intuito de aumentar as possibilidades de oferta de trabalho aos profissionais, principalmente aos independentes que estão passando por grandes dificuldades durante a pandemia.

Para gerar mais visibilidade e engajamento, a Festa do Avante! sugeriu a cada artista que convidasse mais um para participar de suas apresentações. Ao todo, serão 44 nomes portugueses, de língua portuguesa ou residentes em Portugal no cartaz dos dois principais palcos.



A música eletrônica também ganhará espaço em 2021 com a participação da DJ Violet (Inês Borges), que assinou o manifesto em conjunto com 600 artistas de vários países em solidariedade à luta do povo da Palestina. Ela foi a única portuguesa a cravar sua assinatura no documento ao lado de grandes nomes da música mundial, como Roger Waters e a banda Rage Against the Machine.

Lembrando que a música africana manterá um espaço especial e promete envolver cinco artistas em uma única performance, intitulada ‘Ndapandula (‘obrigado’ em português), em um tributo ao músico angolano Waldemar Bastos (1954-2020). Aline Frazão, Sara Tavares, Mick Trovoada, Karyna Gomes e Toty Sa’med participarão da homenagem.

Você pode conferir a programação completa AQUI.

A EP (Entrada Permanente) para a Festa do Avante! pode ser adquirida nos Centros de Trabalho do PCP, com o Núcleo do PT em Lisboa ou na ticketline.

Festa do Avente! 2021 promete apoio e visibilidade aos artistas impactados pela pandemia

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.