Favela Sounds começa hoje com programação de shows, debates e oficinas que exaltam a cultura da periferia

O Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia – chega à 5ª edição, desta vez em formato online através da plataforma favelasounds.com.br e das redes sociais.

A arena presencial do festival é famosa por transportar a favela para o centro do poder político do país. O evento acontece fisicamente ao lado da Praça dos Três Poderes e já levou mais de 100 mil pessoas à área externa do Museu Nacional. Em 2021 o festival brasiliense ganha o ambiente virtual através de um grande mapa do país. Dessa forma, o Favela Sounds se pulveriza e oferece uma imersão por 11 importantes favelas do Brasil.

Ao acessar um estado brasileiro, o usuário encontra um palco do evento, com programação diária entre 18 e 22 de agosto.

São mais de 40 atividades gratuitas, entre shows, oficinas, debates e sessões de mentoria voltadas ao mercado criativo, com grandes nomes da criatividade. A história e a importância das criações artísticas surgidas nos territórios periféricos são ressaltadas pelas vozes do vasto lineup.

‘A vez do amor’ é o tema do Favela Sounds 2021, que se desenvolve como um chamado a debates, reflexões e construções que tratem de afeto, do combate aos crescentes discursos de ódio e preconceito, de solidariedade e que estimulem o pensamento de novos futuros a partir de uma ética amorosa. Para a ocasião, o festival lança sua ‘Corrente do Bem’, iniciativa que arrecada recursos para organizações de favelas brasileiras, com o objetivo de auxiliar no combate à fome (que ameaça 60% dos lares do país) e nas medidas de cuidado contra a Covid-19.

Os cinco dias da programação serão norteados pelo tema da edição e entrecortados por assuntos essenciais ao festival. Na quarta (18), a estreia do Favela Sounds apresenta debates e trocas sobre combate à desinformação, coletividade e solidariedade. A quinta-feira (19), trata especificamente do combate aos discursos de ódio e preconceitos. A sexta-feira (20) ganha as cores do arco-íris, com programação completamente comandada e dedicada à comunidade LGBTQIAP+, em uma referência à campanha ‘Cores Vivas’, realizada pelo festival em 2020.

O sábado (21) é dedicado à saúde mental e à importância do autocuidado, retomando o debate iniciado ano passado durante a campanha ‘Favela Cuida’. O fechamento no domingo (22) é só delas, com programação exclusivamente feminina, comprovando que lugar de mulher é onde ela quiser.

As atividades serão apresentadas das 17h às 23h30, com exceção do sábado (21), que se estende até a madrugada com uma festa online realizada na Twitch.

Em 2021, o Favela Sounds reúne figuras que já passaram pelo palco do festival. A representatividade, marca forte do festival, é mantida no line com mais de 50% da programação comandada por mulheres, grande maioria de artistas negres e pelo menos 40% do line voltado a evidenciar narrativas LGBTQIAP+. A diversidade toma conta também dos estilos musicais. Funk, pagodão, drill, bahia bass, pagode, MPB, pop, bregafunk, trap, afrohouse e, claro, rap já têm encontro marcado pela web


Favela Sounds 2021

Lançado em 2016, e tendo reunido mais de 100 mil pessoas em suas edições presenciais, Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia chega a sua quinta edição em 2021, em formato online e com conteúdos exibidos através da plataforma favelasounds.com.br. Entre os dias 18 e 22 de agosto, o público poderá conferir mais de 40 atividades gratuitas, entre shows, mini oficinas, debates, entrevistas, talks e sessões de mentoria voltadas ao mercado criativo, com grandes nomes da criatividade brasileira e mundial.

Em 2021, os músicos programados pelo Favela Sounds são: Amaro (DF) convidando Markão Aborígene, Realleza e Taliz (DF), A Travestis (BA), A Dama do Pagode (BA), Ellen Oléria (DF), Enme (MA), GOG (DF), Jup do Bairro (SP) convidando Mulambo (SP), MC Mari (BA), Murica (DF), Tássia Reis (SP), TrapFunk&Alívio (BA), Tuyo (PR), Shevchenko e Elloco (PE), Vandal (BA) e Vinícius de Oliveira (DF). As 15 bandas gravaram em estúdios e outras locações estratégicas em São Paulo, Salvador, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal. 

O Favela Sounds 2021 também conta com a festa Nave de Som Oi Futuro, dia 21 de agosto, com cinco horas de discotecagem de hip hop, funk e afrohouse para o público da Twitch. Apresentam-se os DJs Byano (RJ), Iasmin Turbininha (RJ), Donna (DF), K-Mina (SP) e Buruntuma (Guiné-Bissau/Portugal).



PROGRAMAÇÃO FORMATIVA

A adaptação ao virtual provocou mudanças na forma como o festival oferece atividades formativas. Os talks possuem aproximadamente 35 minutos e as oficinas, cerca de uma hora de duração. Os conteúdos estão divididos nos palcos Favela Talks e Lab de Oficinas Oi Futuro.

Favela Talks traz uma seleção de debates que convergem para reflexões sobre o tema central do evento: “A Vez do Amor”. Co-criadas com o Oi Futuro e a Funarte, cada atividade foi pensada para incidir em formas de combate aos discursos de ódio e na promoção de uma ética amorosa em nossos espaços de fala e convivência.

“Tratamos de literatura, política social, impactos econômicos da cultura periférica da música, representatividade na publicidade, nas grandes corporações e na cultura, questões indígenas, saúde mental. E tudo isso atravessa o tema escolhido para esta edição”, afirma Guilherme Tavares, um dos idealizadores do festival.

Para estas atividades, foram elencados: Anielle Franco (educadora e jornalista), Luciana Adão (Oi Futuro) entrevistando Leonardo Padura (escritor cubano), Mariana Fernandes (doutoranda em História UnB) entrevistando Sonia Guajajara (especialista em educação pela UFMA e ativista), Pepita (cantora), Carla Siccos (criadora do CDD Acontece), Dennis Novaes (doutor em Antropologia pela UFRJ) entrevistando os MCs Dudu de Morro Agudo e MC Praga, Samantha Almeida (head do Twitter Next) e Bia Nogueira (produtora cultural e multiartista).

No palco Lab de Oficinas Oi Futuro, o festival apresenta atividades também aderentes ao tema do evento, contando com Gabriela de Almeida (jornalista e mestranda em direitos humanos pela UnB), Aline Lagôa (gestora de processos seletivos da Wiz), Flávia Vianna (especialista em negócios de impacto social do Oi Futuro) e DJ Donna (em oficina de iniciação à discotecagem).




Serviço:

Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia 2021

Quando: 18 a 22 de agosto de 2021 a partir das 17h

Onde: na sua casa, pela plataforma www.favelasounds.com.br

Festa no Sábado, 21/08: https://www.twitch.tv/favelasounds

A programação é gratuita!

Acompanhe o festival:

Instagram: @favelasounds
Twitter: @favelasounds
Tiktok: @favelasounds
Youtube.com/favelasounds
Facebook.com/favelasounds


Foto em destaque por Rômulo Juracy

Favela Sounds começa hoje com programação de shows, debates e oficinas que exaltam a cultura da periferia

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.