“Eu tentei não focar no problema, mas na solução”, disse Luccas Neto sobre matéria xenófoba em Portugal

Em entrevista coletiva à Comic Con Portugal, o ator e empresário Luccas Neto foi questionado pelo repórter da Hedflow, Fernando Araújo, sobre a polêmica matéria do jornal lusitano Diários de Notícias. O humorista é uma das principais atrações desta edição, que começou hoje e vai até o dia 11 de dezembro na Altice Arena – Lisboa.

Na pergunta do Fernando, embasada no próprio slogan do evento (‘A new hope’ ou “Uma nova esperança”, em português), num mundo no qual as pessoas precisam de fato se conscientizar sobre a necessidade de lutarmos todos contra a xenofobia, Luccas Neto não se esquivou ao responder, complementando, no entanto, que não conseguiu acompanhar cem por cento da repercussão por estar no meio da turnê pelo país. “Eu tentei não focar nisso porque a gente tinha um show para 20 mil crianças. Existe uma equipe enorme por trás trabalhando nisso, então eu tentei não focar no problema, e, sim na solução”, explicou.

Luccas Neto se tornou um grande fenômeno não só entre as crianças portuguesas. Criador do maior canal infantil brasileiro no Youtube, ele já soma 36,2 milhões de inscritos e mais de 17 bilhões de visualizações, além dos 12 filmes na plataforma Netflix.

“A gente criou uma nota falando a respeito disso e o nosso principal objetivo é conseguir dublar os nossos personagens em vários idiomas”, revelou. “Esse era um projeto que a gente queria divulgar no ano que vem, mas, como veio essa questão agora, no final do ano, a gente resolveu antecipar e Portugal está em um dos projetos”, complementou.

Infelizmente, é comum presenciarmos brasileiros sofrendo preconceito em Portugal pelo jeito de se falar o português. Entretanto, é importante explicar a diferença entre língua e idioma, já que, muitas vezes, elas são utilizadas como sinônimos, mas, possuem significados diferentes.

A língua é totalizante e pode ser compreendida como um elemento que permite o contato entre duas ou mais pessoas. Ela (língua) só se torna um idioma quando é falada oficialmente em um país, sendo utilizada para identificar uma nação. Ou seja: para uma língua ser reconhecida como idioma, é preciso que esteja relacionada à existência de um Estado Político.

português é uma língua, mas também é um idioma, já que é oficial em vários países (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, etc.). É possível que um mesmo país tenha duas línguas consideradas idiomas, como, por exemplo, o Canadá, onde, oficialmente, se fala francês e inglês. Por outro lado, é possível que uma língua seja falada em algumas regiões de determinado país. Porém, por não ser reconhecida oficialmente, não é considerada idioma.

Ainda sobre a repercussão da matéria, Luccas Neto reforçou e agradeceu, principalmente, os pais e mães que acreditam no seu trabalho. “Não foi culpa nossa. A gente só faz o nosso trabalho. E a gente tá muito feliz que as pessoas defenderam muito bem a gente, sabe? Em momento nenhum nos manifestamos para fazer algum tipo de piada ou brincadeira em relação a esse problema. Eu tenho muito respeito por Portugal, que foi o país onde começou a minha família. Então, a nossa maior opinião sobre isso, é o agradecimento das pessoas, das mães e dos pais que apoiaram a gente nessa polêmica toda”.

Confira a resposta na íntegra de Luccas Neto durante a conferência de imprensa na Comic Con Portugal:







“Eu tentei não focar no problema, mas na solução”, disse Luccas Neto sobre matéria xenófoba em Portugal

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.