Jay-Z e o velho papo da meritocracia no Grammy 2024


Tantas bandas, cantores e cantoras impressionantes no mundo fazendo álbuns, faixas, vídeos e performances impactantes (sem um suporte financeiro absurdo) e o Metallica levando prêmio pela nona vez…

Massageamento elitista de egos com cota limitada a quem se curva ao apelo do ‘topo da gama’, mordiscando um bocado da atenção dispensada. Baldes de merda enfiados goela abaixo aos sedentos por isso. Até quando?

O cidadão Shawn Carter, mais conhecido como o produtor bilionário Jay-Z, apresentou a perspectiva dele acerca desse tipo de ‘premiação’. “Apenas continue aparecendo, esqueça os Grammys”, disse enquanto segurava uma estatueta nas mãos durante a cerimônia e com toda a atenção voltada a ele.

O lance é que o discurso do tipo “persevera que um dia você consegue” ou do tal “acredita e vai pra cima” pode ser uma cilada fatal.

Não há como um ou uma ‘invisível’ na sociedade serem vistos(as)/notados(as) sem que alguém do outro lado da luta de classes resolva exercitar a sua comiseração. No mundo artístico, toda uma imagética adaptada vai propiciar isso de ‘pinçar’ um(a) ou dois/duas dos(as) bilhões de trabalhadores(as) de um segmento específico de tempos em tempos.

O dia em que um cara ou uma mina, passados da base da pirâmide social ao topo dela, lembrarem-se de como esse contingente inteiro precisa deixar essa condição de súplicas, carências e miséria (tanto habitacional, alimentar, educacional e de meios de se produzir), a coisa poderá efetivamente dar uma guinada e esse sentimento de injustiça, então, poderá realmente ser superado, sem uma identificação de caráter individual.

Ficar ‘puto’ porque a Beyoncé, sua companheira, nunca obteve o prêmio de álbum do ano e dizer para os outros esquecerem o Grammy só aponta para o paradoxo que estamos vivenciando, agora mesmo, nessa enferma sociedade de consumo inebriada de egos inflados em meio à maior sandice coletiva da história da humanidade até então.

Realmente o capitalismo está aí para impedir qualquer tipo de solidariedade e consciência coletiva.




Imagem em destaque por Valerie Macon/AFP via Getty Image

Jay-Z e o velho papo da meritocracia no Grammy 2024

Por
- Produtor e comunicador musical.