Festival Política regressa a Lisboa para discutir questões sociais através das expressões artísticas

Pelo 5º ano consecutivo, o Cinema São Jorge recebe o evento que, desde 2017, tem vindo a reafirmar o seu compromisso de levantar questões que convidam à discussão e consciencialização cívica, individual e coletiva, através de várias formas de expressão política e artística.

Entre os dias 22 a 25 de Abril, a programação do festival será em torno do tema ‘Fronteiras’, entendidas como barreiras físicas, psicológicas e políticas, que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade. A partir dessas temáticas, os participantes poderão interagir com, aproximadamente, 20 atividades gratuitas que vão de debates, a performances, sessões de cinema, espetáculos, conversas e workshops.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Os destaques recaem sobre três propostas desenvolvidas especialmente para esta edição: o stand-up sobre racismo e direitos humanos do humorista Carlos Pereira; o solo ‘Fronteiras’, do dramaturgo, cenógrafo e intérprete André Murraças e o espetáculo ‘Homens que são como fronteiras invadidas’, de Valério Romão e José Anjos, uma reflexão sobre os limites que a pandemia nos veio impor a título pessoal.

O cinema continua a ser uma das expressões com maior destaque no Festival. Este ano, serão exibidos 18 filmes que retratam realidades tão diferentes como as fronteiras da cidade de Lisboa, os conflitos sociais que atravessam a Europa, a ascensão dos nacionalismos e as migrações.

Espetáculo ‘Homens que são como fronteiras invadidas’, de Valério Romão e José Anjos



O Festival Política também vai oferecer atividades em formato virtual, possibilitando assim a sua realização apesar das contingências do contexto pandêmico. É o caso dos workshops que, pela primeira vez, vão acontecer no formato online, como a sessão dedicada à participação cidadã na democracia ou o workshop de escrita criativa, que tem por base a Enciclopédia dos Migrantes, livro que reúne 400 cartas e foi usado como base e origem do espetáculo ‘Foguete de Emergência‘, de Paloma Fernández Sobrino, apresentado a 25 de Abril, às 11h no São Jorge.

De volta à programação está também o Cara-a-Cara com Deputados, encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos eleitos para a Assembleia da República que, devido à Covid-19, se realiza via videoconferência.

Tanto os eventos presenciais como online do festival são gratuitos. De forma a garantir a acessibilidade e inclusão, os conteúdos são acompanhados por tradução em Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema são legendadas em português, incluindo as de língua portuguesa.

Os bilhetes para cada dia estão disponíveis apenas no próprio dia, na bilheteira do Cinema São Jorge. A inscrição nas atividades online deve ser feita para o email (participa.politica@gmail.com).

Festival Política regressa a Lisboa para discutir questões sociais através das expressões artísticas

Por
- Conteúdos políticos e sociais divulgados de forma espontânea e direta para um público apreciador de música, cultura e arte em geral.